Desempregado faz bicos em várias profissões e posta experiência na web

Luccas Longo/ Acervo PessoalBiólogo tem a profissão de palhaço entre as preferidas

Biólogo tem a profissão de palhaço entre as preferidas

Ele já foi palhaço, ascensorista, flanelinha, empacotador, motoboy, padeiro, camelô e entregador. Uma semana após perder o emprego, o biólogo piracicabano Luccas Longo, de 37 anos, resolveu vivenciar uma nova profissão a cada dia e retratou as experiências em uma série ficcional na internet. Por incentivo de um amigo, ele decidiu postar os bicos realizados na tentativa de conseguir um novo emprego e de ajudar outras pessoas por meio da valorização de funções pouco lembradas. “Ficar na ‘deprê’ nunca passou pela minha cabeça. Eu precisava fazer algo que fosse estratégico, bem humorado e que pudesse beneficiar os outros”.

Desde que se formou em Biologia, em 2001, Longo nunca se viu sem uma ocupação. Além da carreira acadêmica, como professor e pesquisador, ele também realizava trabalhos em outras áreas. "As aulas eram meu ganha pão, mas sempre fiz meus bicos de ilustrador, cartunista e observador de aves (birdwatching) mesmo quando estava empregado."

Ele contou ao G1 que a habilidade de prestar atenção ao seu entorno é uma influência da atividade de birdwatching. "Eu ando e observo as profissões que, apesar de serem antigas ou, às vezes, pouco lembradas, ainda são muito úteis para gente. Por isso, faço questão de buscar meu emprego, sem desmerecer os outros".

Embora o blog tenha começado em tom de brincadeira, Luccas não esconde a importância que essa iniciativa já tem em sua vida. Depois de seis anos trabalhando como professor de um colégio em São Paulo, ele não esperava ser demitido. "A gente leva um susto, ninguém está preparado para isso, é de perder o chão. Tenho aprendido muito com cada postagem, em cada relato, procuro colocar algo de minha vivência pessoal na função do dia", disse.

Algumas vezes, Luccas apenas encenou, em outras colocou a mão na massa, como quando foi a uma padaria e realmente atendeu aos clientes com o consentimento do proprietário. Sobre as preferidas, entre as 16 funções, ele é certeiro na resposta: "De todas, a que mais gostei foi a do palhaço", quando ele participou de uma festa promovida pela empresa de sua esposa. "O tema da confraternização era o circo, então aproveitei para fazer esse bico, foi muito bom".

Apesar do sucesso na internet – a série já conta com cerca de 4 mil visualizações em uma semana – o desejo do biólogo é ter um último bico, antes de ser admitido por um novo empregador. Luccas disse que já recebeu alguns contatos e aguarda por uma efetivação, enquanto isso não acontece ele segue com as postagens. "Ainda não sei qual será a minha ‘profissão’ de hoje à noite, nem a de amanhã. Claro que quero um emprego logo, mas sempre encarei a vida com alegria e bom-humor, agora não será diferente".

Com medo da série ficcional atrapalhar sua busca, familiares o alertaram. "Apostei no bom humor para encarar o desafio de vencer essa fase. Por enquanto, está um sucesso, só está ajudando. Mas vamos torcer para que ela acabe logo", brinca.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário