A Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou os trabalhos de reestruturação do atendimento básico em odontologia nas unidades de saúde do município e, dessa forma, 28 unidades irão retomar o serviço odontológico ainda no início deste ano. A ação garantirá à população maceioense serviços de maior qualidade e reafirma o compromisso da gestão municipal em garantir uma atenção básica em saúde bucal. O serviço odontológico no município estava desativado há cerca de quatro anos.
Segundo a coordenadora de Saúde Bucal do município, Bernadete Pereira, as medidas adotadas foram definidas após um levantamento minucioso das principais carências do serviço em Maceió. “Encontramos consultórios com estrutura inadequada, equipamentos quebrados e falta de material para procedimentos básicos. Muitos estavam nesta situação há mais de quatro anos. Adquirimos todos os equipamentos, que já estão sendo entregues e instalados nas unidades. A estrutura física das unidades também já foi recuperada para o serviço finalmente voltar a funcionar”, afirma.
“Nesse primeiro momento, 28 unidades voltarão a ofertar o serviço e à medida que as reformas das outras unidades forem concluídas, estas também serão incluídas para o atendimento odontológico. O objetivo é que o funcionamento volte à normalidade em toda rede municipal”, explica Bernadete.
Além da aquisição de equipamentos, materiais para consultas, aparelhos de raios-X e consultórios odontológicos, a coordenação ainda está realizando a organização dos Departamentos de Recursos Humanos nessas unidades, realocando dentistas e auxiliares de consultório. Segundo a coordenação, nesse primeiro momento algumas unidades, das 28 que irão retomar o serviço, não possuem uma equipe completa de dentistas e auxiliares e, por isso, contarão com auxiliares de consultório das unidades de saúde que estão em reforma. Após esse período, quando todas voltarem à sua normalidade, serão convocados os aprovados no último concurso realizado pela SMS, em 2012.
Confira as unidades que irão retomar os serviços de odontologia
I Distrito Sanitário
Pam Salgadinho (Poço)
USF do Vale do Reginaldo
II Centro de Saúde Diógenes Juca Bernardes (Praça de Maravilha)
US Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra)
II Distrito
USF Tarcisio Palmeira (Pontal da Barra)
USF Jardim São Francisco (Brejal)
CAIC Virgem dos Pobres (Vergel)
III Distrito
USF Ouro Preto (Ouro Preto)
USF Paulo Oliveira da Costa (Farol)
IV Distrito
USF Jose Bernardes Neto (ABC)
US Geraldo Melo (Bom Parto)
US Amacoph (Chã de Jaqueira)
V Distrito
US José de Araújo Silva (Jacintinho)
USF São Jorge (Barro Duro)
USF Novo Mundo
VI Distrito
USF Robson Cavalcante de Melo (Conjunto Freitas Neto)
USF Dídimo Otto Kummer (Conjunto Carminha – Benedito Bentes)
US Aliomar de Almeida Lins (Benedito Bentes)
VII Distrito
USF Village Campestre I
USF Village Campestre II
US IB Gatto (Tabuleiro do Martins)
USF Denisson Menezes (Tabuleiro do Martins)
US Graciliano Ramos
USF Sérgio Quintela (Santa Lúcia)
VIII
USF Lourenço de Carvalho (Riacho Doce)
USF Guaxuma