Profissionais de Relações Públicas comemoram centenário com debate sobre a profissão

Neste dia 02 de dezembro, profissionais de Relações Públicas do país inteiro comemoram o centenário da profissão no Brasil. A atividade difundida no território nacional pelo alagoano Eduardo Pinheiro completa 100 anos e encara, neste novo ambiente social, político e econômico, desafios tão arrojados como os de outrora.

Numa iniciativa pioneira, Maceió sedia a Jornada Alagoana de Relações Públicas (JARP). A Jornada é uma realização do Grupo de Pesquisa Comunicação Organizacional e Relações Públicas e do Coletivo Verbaliza RP, ambos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com apoio da coordenação do curso de Comunicação Social – Relações Públicas, da Prefeitura de Maceió, por meio da Secom, e do Cine Arte Pajuçara

A JARP tem o objetivo de celebrar o centenário da atividade de Relações Públicas no Brasil, além de promover um amplo debate e problematizar o presente e futuro da profissão no estado de Alagoas.

Desde essa segunda-feira (01), os profissionais e estudantes já então envolvidos na Jornada. Na noite de abertura, o secretário de comunicação de Maceió, Prof. Dr. Clayton Santos, discutiu sobre a política de comunicação e presença digital da Prefeitura de Maceió, apresentando o case vencedor na categoria Norte/Nordeste do Prêmio Aberje.

“Fazemos uma comunicação de transparência e buscamos nas mídias digitais ampliar o alcance da participação popular. Nossa estratégia vem dando certo, mas ainda temos muitos desafios a enfrentar, a exemplo de comunicação interna”, revelou Clayton. Ainda segundo o secretário, estreitar o relacionamento com os servidores é a próxima meta da Prefeitura, por meio das políticas de comunicação.

Outro tema discutido na abertura da Jornada de Relações Públicas foram os caminhos para se empreender na carreira. A palestra com o Prof. Antonio Oliveira trouxe à tona uma reflexão sobre como se manter atualizado e inovar na vida e na profissão. “Não há uma receita pronta, mas alguns fatores contribuem para que o profissional esteja acima da média. Conhecimento, habilidade e atitude fazem toda a diferença”, destacou Oliveira.

A JARP segue neste dia 02 de dezembro, no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria da Ufal. De acordo com Mirtes Torres, coordenadora do CORPs e da Jornada, a programação desta terça pode ser compreendida como a culminância do evento. “É no dia 02 de dezembro a data do Centenário – Dia Nacional das Relações Públicas. Este encontro está sendo realizado num momento muito especial para o curso de Relações Públicas da Ufal, pois estamos com o projeto pedagógico de RP atualizado, os cursos de jornalismo e RP são distintos e Alagoas ganha seu primeiro grupo de pesquisa em RP, que é o CORPs. Temos muito o que comemorar”, destacou a Mirtes Torres.

A programação desta terça-feira contempla momentos como palestras e mesas-redondas, além da Prata da Casa, onde os profissionais e ex-alunos de Relações Públicas da UFAL contarão sua história e inspiração aos atuais discentes. Já na quarta-feira (03), dia o encerramento da JARP, será realizado o RP Sarau, espaço onde os discentes farão apresentações artísticas e culturais, além de uma homenagem aos prof. Luiz Gonzaga, referências e entusiasta das Relações Públicas em Alagoas.

Toda a programação está direcionada aos estudantes e profissionais de Relações Públicas, cuja participação emitirá certificação de dez horas (10h) para quem cumprir 75% das atividades.

Tema: I Jornada Alagoana de Relações Públicas – Passado, Presente e Futuro das Relações Públicas em Alagoas

Data: De 01 a 03/12/2014

Horário: Das 18h às 21h30 – diariamente

Local: 01/12 – CineArte Pajuçara, localizado Galeria – Travessa Dr. Antônio Gouveia, 1113 – Pajuçara, Maceió – AL, 57030-170.

02 e 03/12 – Auditório Nabuco Lopes (Reitoria) da Universidade Federal de Alagoas, localizado na Av. Lourival Melo Mota, Cidade Universitária – AL, 57072-900.

Público alvo: Estudantes e profissionais de Relações Públicas de Alagoas

Número previsto de participantes: 200 participantes.

Condições para participação: Inscrição gratuita antecipada e/ou no local do evento, apresentação do comprovante de inscrição no dia do evento.

Fonte: Adriana Thiara

Veja Mais

Deixe um comentário