Com a chegada da alta temporada, a partir do Réveillon, Maceió deverá receber em torno de 150 mil turistas. Para melhorar cada vez mais os serviços aos visitantes, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) promove o Seminário Sensibilização Turística, durante o ano inteiro, em parceria com outros órgãos do município. Participam do trabalho de sensibilização: a Vigilância Sanitária, Superintendência Municipal de Controle do Convício Urbano (SMCCU), Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma),
Nesta segunda-feira (1º) foi a vez dos permissionários de Barracas, Mixes e Quiosques da orla marítima participarem do Seminário de Sensibilização Turística. No evento, foram abordados os temas turismo e sua importância para Maceió pela Semptur. O Sebrae abordou as vantagens da formalização, por meio do Microemprendedor Individual (MEI).
Coube à Vigilância Sanitária (Visa) debater as boas práticas (manipulação dos alimentos)/PAS/Higiene Pessoal. Além das palestras, os prestadores de serviço da orla deverão fazer o curso gratuito sobre as boas praticas programado pela Visa.
O seminário foi finalizado com a palestra de esclarecimento sobre a Legalização dos Permissionários, proferida pela SMCCU.
A secretaria de Turismo, Cláudia Pessôa, participou do evento e destacou que o sucesso do turismo de Maceió não depende apenas da prefeitura, mas de todo cidadão, porque gera emprego e renda. “O turista é apaixonado pela nossa gastronomia, e com tempero de qualidade e sabor, o nosso visitante retorna à cidade. Servir uma tapioca, uma água de coco, uma bebida e outros itens de qualidade tornam nossa orla mais aconchegante ”, disse Cláudia Pessôa.
Cruzeiros
A secretária Claudia Pessôa destacou que a temporada de cruzeiros aquece a economia da cidade. Nesta segunda-feira (1º), chegou o cruzeiro Costa Pacífica, com 2.400 passageiros e 1.100 tripulantes e nesta terça (2), é a vez do Costa Fabulosa .
“Muitos cruzeiristas compram os pacotes de agências para fazer passeios pela cidade, litorais norte e sul. Outros preferem conhecer a cidade caminhando, de taxi ou de ônibus. E para garantir o sucesso da temporada de navios, montamos o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para distribuir o mapa turístico de Maceió, além de disponibilizar os nossos funcionários, que prestam mais esclarecimentos aos visitantes. Mas temos a certeza de que muitos retornam à cidade para se hospedar”, acrescentou a secretária.