Maceió faz 199 anos e ‘crise’ não permite festa

Município diz que mesmo com verba do MTur, crise não permite festa.

Blog Aventuras e ExpediçõesOrla de Pajuçara

Orla de Pajuçara

A Prefeitura de Maceió esclareceu por meio de sua assessoria que a ‘crise’ provocada pela redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não permitiu a realização de evento em comemoração aos 199 anos da cidade de Maceió.

No ano passado, primeiro ano da gestão Rui Palmeira (PSDB), a Prefeitura realizou evento de grande porte, inclusive com apresentação aberta ao público do cantor alagoano Djavan. Com o sucesso da festa, a Prefeitura desenvolveu e apresentou projeto ao Ministério do Turismo e em março deste ano divulgou que a cidade foi uma das únicas do Nordeste a ser contemplada no edital de chamamento do Ministério que disponibilizou verba no montante de R$ 200 mil para contratação de estrutura para os festejos.

Além de Maceió, somente Aracaju (SE) está entre as cidades nordestinas que integram a lista do MTur. O objetivo do Ministério era contribuir para a movimentação de fluxo turístico regional, nacional e internacional. Contudo, a assessoria da Secretaria da Fundação Municipal da Ação Cultural (FMAC) confirmou que não há ações festivas previstas para hoje na cidade.

A FMAC explicou que os R$ 200 mil não são suficientes para cobrir 50% do total dos custos para a realização do evento e que em virtude da crise criada pela redução do repasse do FPM, a Prefeitura de Maceió decidiu pela não realização do evento.

Sobre a verba da União, a Fundação garantiu que apesar da divulgação do edital no Diário Oficial da União o acordo com o governo federal não chegou a ser firmado, e que – portanto – Maceió não chegou a receber a verba, não tendo nenhum valor para ser devolvido.

Maceió

Com mais de um milhão de habitantes, para entender a fundação de Maceió é preciso retroceder até o dia 05 de dezembro de 1815. Há quase dois séculos, a Vila de Maceió foi desmembrada da então Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Por esta razão, o dia 05 de dezembro é a data em que se celebra o aniversário de Maceió.

O registro histórico está contido nas cartas escritas por Dom João, então príncipe regente, e esse relato é a certidão de nascimento de Maceió, segundo historiadores. Alguns historiadores questionam a idade da capital, considerando o fato de que dois anos após o desmembramento, em 1817, Maceió assume o posto de capital do Estado de Alagoas, mas a data reconhecida oficialmente é 5 de dezembro de 1815.

Com raiz indígena – o nome da cidade é uma evolução da corruptela tupi maça-y-ok, que significa “o que tapa o alagadiço” –, a população maceioense é eminentemente mestiça.

Veja Mais

Deixe um comentário