Prefeito faz balanço de segundo ano de gestão e projeta 2015

Secom MaceióSecom Maceió

Nesta terça-feira (09), em entrevista ao Bom Dia Alagoas, da Tv Gazeta, o prefeito Rui Palmeira fez um balanço do segundo ano de gestão, esclareceu as medidas adotadas para enfrentar a crise do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além de comentar ações expressivas da Prefeitura este ano.

“Estamos em meio a uma crise que afeta não somente Maceió, mas todas as capitais e municípios. Brasília, por exemplo, atrasou o pagamento dos professores. O pagamento dos professores na nossa capital está em dia. As obras da nova Avenida Paulo Holanda não pararam e nem a reforma dos postos de saúde. Já entregamos as unidades do Prado e Pitanguinha e esperamos entregar mais postos”, disse Palmeira.

Na condução da entrevista, também foi abordada a manutenção dos gastos públicos para tentar equacionar as despesas do município. O prefeito reafirmou a redução dos salários de secretários e superintendentes municipais, e o dele próprio, além de cargos de comissão em símbolo DA-6, em 30%, 20% e 10%, respectivamente e o corte de servidores comissionados.

“A situação financeira dos municípios se agravou entre 2013 e 2014, e a perspectiva para 2015 é de um ano difícil. Estamos estudando outras possibilidades, mas nossa prioridade é pagar os servidores efetivos em dia, diferente de outras cidades em atraso”, explicou o prefeito.

Sobre a situação da licitação dos ônibus, o prefeito adiantou a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público de Contas no acompanhamento de todo o processo. A previsão é de que no primeiro semestre do próximo ano, após audiência pública, o certame seja licitado para melhorar o transporte público coletivo por ônibus.

“Todos os agentes envolvidos perceberam que seria impossível realizar uma licitação desse tipo sem a chamada pesquisa origem-destino. Certamente, iríamos fracassar sem a pesquisa. O governo do Estado já recebeu a pesquisa e aguardamos que o Estado oficialmente passe para o Município para realizarmos uma nova audiência pública para, enfim, publicar o edital”, expôs.

Ainda no diálogo sobre melhorias no trânsito, a Faixa Azul e a Onda Verde também foram citadas com destaque. De acordo com o prefeito, a velocidade média dos ônibus coletivos foi duplicada e com o reforço da Onda Verde, de sincronização dos semáforos, o tempo de deslocamento tanto de veículos particulares quanto dos ônibus diminuiu.

“Foram medidas expressivas para o trânsito na capital. Outro grande benefício, anunciado pelo Ministério das Cidades, foi a aprovação de quatro projetos de mobilidade no valor de R$ 170 milhões para o alargamento do primeiro trecho da Via Expressa, duplicação da Avenida Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes, além dos corredores de ônibus nessas regiões, por exemplo”, pontuou.

Sobre a aproximação do verão e o festival de música, Rui Palmeira explicou que a Prefeitura conseguiu inserir o projeto na Lei Rouanet, de incentivo à cultura. “Buscamos parceiros privados, o presidente da Fundação Cultural, Vinicius Palmeira, tem corrido atrás de parceiros. Se não conseguirmos, para a Prefeitura arcar com o valor total, infelizmente não será possível realizá-lo, mas estamos com esperançosos”, disse.

Secom Maceió

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário