Entrega de troféus do torneio de xadrez. Foto: Nesta quarta-feira (17), os titulares da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Antônio Moura e Glória Martins, entregaram os troféus aos vencedores do Torneio de Xadrez realizado no domingo (14) pela Federação de Xadrez do Estado de Alagoas, durante o Lazer na Praça promovido pela Semel.
“Apoiamos a realização do torneio por entender a importância do xadrez na inclusão social de jovens e crianças, estimulando o raciocínio lógico e o despertar pelo estudo, pois o xadrez envolve dedicação, matemática e empenho. É uma determinação do prefeito Rui Palmeira incentivar o estímulo ao esporte e nossa pretensão é incentivar ainda mais iniciativas como essa ”, disse Moura.
No domingo, após 16 partidas da modalidade blitz (jogadas cronometradas em menor tempo) e 17 participantes concorrentes, Gilberto Ferreira, Jayme Miranda e Yuri Miranda conseguiram a primeira, segunda e terceira colocações.
Há 19 anos, o esporte em que Gilberto Ferreira se sobressai é o xadrez. Natural de Itapetim (PE), ele já foi campeão pernambucano e alagoano, além de conquistar outros títulos. “Apesar dos prêmios, treinamento e dedicação são necessários em qualquer competição, como a vitória do domingo. Espero que a Semel continue atenta e possa promover competições”, explicou Ferreira.
“Nossa intenção é ampliar a parceria para que possamos difundir o xadrez na capital, em Alagoas”, disse a secretária adjunta, Glória Martins. Das mãos dela, Jayme Miranda recebeu o troféu de segundo melhor colocado. O sobrenome em comum não é à toa: Jayme é filho de Yuri – ambos colecionam vitórias, mas no domingo, quem levou a melhor foi o filho.“A competição foi muito disputada e durou cerca de duas horas”, disse Jayme.
“No final, nós acabamos vencendo juntos, meu filho em segundo lugar e eu em terceiro”, disse Yuri Miranda. O trio de esportistas participa do Projeto Xadrez Ginástica, que tem levado o esporte para escolas municipais do interior de Alagoas. “É muito importante incentivar a prática de xadrez para crianças e jovens, pois contribui para a formação cidadã e incentiva o interesse