A secretária adjunta do turismo de Maceió (Semptur), Cláudia Paiva, participou, no último dia 16, da apresentação do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o índice permite avaliar, ano a ano, a capacidade de um destino de se superar e alcançar níveis cada vez mais significativos de desenvolvimento.
“Estamos premiando aqueles que mais evoluíram como forma de estimular e reconhecer esse progresso. Também nos dedicamos a destacar os casos de boas práticas nos destinos, ações de sucesso que podem e devem ser multiplicadas, aplicadas a outros municípios respeitando as características e as demandas de cada localidade”, afirmou.
Segundo a secretária adjunta, Claudia Paiva, o destino de Maceió recebeu, no índice geral de avaliação, 67,2, mas se destacou nos itens da capacidade empresarial, com 84,2 pontos, seguido pelos aspectos ambientais (77,6) e segmentos e equipamentos turísticos (76,6). “Nossa cidade tem o turismo de qualidade e este estudo do Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getulio Vargas é importante para traçar novas estratégicas para o crescimento econômico e social de Maceió”, disse Cláudia Paiva.
No evento, o Ministério entregou uma cartilha sobre Boas Praticas em Turismo, com 10 cases de sucesso, entre eles, o município de Maragogi, com o projeto “Maragogi em defesa da criança e do adolescente”, da Secretaria de Turismo da cidade no combate ao trabalho infantil.
Sobre o índice
Em uma escala de 0 a 100, a média geral dos destinos monitorados foi de 59,5 pontos, sendo que as capitais obtiveram 68,2 pontos e os demais municípios, 53,4 pontos em média. A ferramenta de monitoramento foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae, com execução da Fundação Getúlio Vargas.