No próximo domingo (21), a Praça de Multieventos, na Pajuçara, vira palco para a grande celebração natalina promovida pela Prefeitura de Maceió. A festa começa às 18 horas e promete emocionar maceioenses e turistas. Na programação tem concerto com a Camareta Ero Dictus e solistas de renome internacional, cantata com 300 vozes, além da participação do grupo vocal venezuelano Siete Palos, convidado especialmente para o evento.
O Concerto Natalino é o ápice da programação de Natal produzida pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura (MinC). A ação integra as atividades do Encontro Internacional de Coros de Alagoas 2014 (Encoral 2014), que desde o início do mês leva apresentações de canto coral para diversos bairros de Maceió. Ao todo, 32 corais estão envolvidos na produção, que conta ainda com o importante apoio da Federação Alagoana de Coros (FALC).
No domingo, o grande espetáculo será aberto pelo Grupo Vocal Siete Palos e seu talento para recriar sons de instrumentos de cordas, sopro e percussão a partir dos timbres das suas próprias vozes. Na sequência, a Camerata Ero Dictus entra em cena com a participação de músicos convidados, sob a regência do maestro Luiz Martins. Ao lado desse time, os solistas Felipe Oliveira, Elvira Regina e Elvira Rabelo, entoarão clássicos de óperas famosas de G. Friedrich Händel, Felix Mendelssohn Bartholdy e W. Amadeus Mozart.
Para a cantata natalina, 300 vozes dos coros Reluz, Rugas de Ouro, Corufal, Coro do Cesmac, ABCMI, Ero Dictus, Alpha, Saúde em Canto, Coro do Poder Judiciário, Shekinah, Canto Livre, Prisma, Coro do TRT, Cantos e Contas, Vozes de Ipioca, Sinteal em Canto, Camerata Max, Ângelus, Louvor Jovem, Madrigal Alagoano, Encanta – Segesp, Secretaria Estadual de Saúde, Natureza em Canto, Tom Jovem, Uncisal, Madalena Sofia, Embracanto, Águas que Cantam, Madrigal Alagoano, Tiradentes e Reluz se reunirão para encantar o público com clássicos natalinos consagrados, também sob a regência do maestro Luiz Martins.
Sobre o Encoral
O Encoral, que tradicionalmente reúne coros de Maceió e de outros países em um grande encontro, esse ano inovou na programação levando apresentações de corais para diversos bairros e recantos da cidade. O evento conta com recursos do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a partir de emendas parlamentares.
As emendas de autoria dos então deputados Rui Palmeira e Célia Rocha foram transferidas para seus respectivos suplentes, Alexandre Toledo e Francisco Tenório, quando os autores da proposta se afastaram para disputar as eleições de 2012. Alexandre Toledo e Francisco Tenório mantiveram as emendas que, além do Encoral, viabilizaram outras duas ações de incentivo a cultura alagoana – o intercâmbio cultural para a cidade de Lucca, na Itália; e o II Simpósio Itinerante de Educação Musical Especial.
Decoração natalina
Para espalhar o clima de Natal pela cidade, Maceió também se vestiu para a data festiva e, desde o início do mês de dezembro, está com suas principais praças e avenidas prontas para celebrar. Tem árvores de Natal e adereços com laços, flores e peças decorativas, além da iluminação especial que pode ser vista em um total de 8,5 Km de extensão nos bairros de Jaraguá, Pajuçara, Cruz das Almas, Centro, Farol, Benedito Bentes e Ponta Verde.