Governador Teotonio Vilela Filho entregou, nesta sexta-feira (19), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao município de Maceió, nos bairros do Trapiche e Benedito Bentes. As unidades atendem aos casos de básica e alta complexidade, e tem inclusive atendimento odontológico de urgência. Constituídas em parceria com o Ministério da Saúde, as UPAs contam com mais de R$ 9 milhões em investimentos e vão funcionar sete dias por semana e 24hrs por dia, a partir de 2015.
As UPAs entregues contam com toda a estrutura física pronta, os equipamentos médicos adquiridos, são de nível III e pode atender até 450 pacientes por dia com serviços de raios-X, eletrocardiografia, clínica médica e pediatria, consultas de urgência, laboratório de exames e de efeitos de diagnóstico e odontologia.
“A UPA é um pronto socorro muito bem equipado para atendimento que complementa os postos de saúde e desafoga os hospitais. Com o apoio do Governo Federal e municípios, até o final do ano serão oito UPAs entregues com muita alegria e satisfação à população alagoana. Foi graças ao trabalho do meu Governo na área de saúde que aquelas filas de macas no HGE já não existem mais há cerca de um ano. E é assim que tem que ser”, lembrou o Governador.
Em Alagoas, já estão em funcionamento as UPAs de Marechal Deodoro, Viçosa, Penedo, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia. Outra unidade será inaugurada ainda nesta sexta-feira, em São Miguel dos Campos, e ainda este ano uma unidade será entregue ao município de Maragogi.
“Nosso prazo final para a escolha das associações sociais que irão fazer a gestão é o final de janeiro. O edital já foi publicado e as associações já estão apresentando documentação. A nossa expectativa é que no final de fevereiro e inicio de março essa unidade esteja efetivamente funcionando e prestando um grande serviço a população não só do Benedito Bentes, mas de toda cidade de Maceió”, afirmou o prefeito Rui Palmeira.