Adversário do Timão, Once Caldas já foi carrasco de clubes brasileiros

Divulgação/Site OficialOnce Caldas

Once Caldas

Adversário do Corinthians na primeira fase da Libertadores de 2015, em duelos que ocorrerão nos dias 4 (Arena Corinthians) e 11 de fevereiro (Palogrande, em Manizales), o colombiano Once Caldas já aprontou contra equipes brasileiras em edições passadas. A equipe volta a disputar a competição sul-americana após não conseguir se classificar em 2012 e 2013.

Os colombianos surgiram para o cenário internacional ao serem campeões da Libertadores de 2004, despachando o poderoso Boca Juniors (ARG) na final, em disputa por pênaltis. Referência de retranca eficiente, aquele Once Caldas havia eliminado dois tradicionais brasileiros de forma consecutiva: o Santos, nas quartas de final – empate por 1 a 1 na Vila Belmiro e vitória por 1 a 0 na Colômbia – e o São Paulo, na semifinal. Contra o Tricolor, após empate por 0 a 0 no Morumbi, um empate por 1 a 1 no Palo Grande levaria a decisão para os pênaltis. Aos 45 minutos do segundo tempo, no entanto, o time da casa fez o gol da vitória e da classificação para a final.

Depois da conquista, o Once Caldas disputou a Libertadores mais três vezes. Em 2005, como atual campeão, foi eliminado nas oitavas de final para o Tigres-MEX. Em 2010, caiu na mesma fase para o Libertad-PAR. Já 2011, sua última participação, novamente entrou no caminho de brasileiros em mata-mata.

Os colombianos haviam se classificado como a pior das 16 equipes para as oitavas de final. E tiveram o Cruzeiro, equipe de melhor campanha e favorito ao título. E a Raposa parecia levar o confronto facilmente, depois de vencer por 2 a 1 na Colômbia no duelo de ida. No entanto, de forma surpreendente, caiu por 2 a 0 na Arena do Jacaré.

A "vingança" dos brasileiros veio na fase seguinte. O Santos de Neymar, que sagrou-se campeão depois, eliminou o Once Caldas nas quartas de final, após vitória por 1 a 0 na Colômbia e empate por 1 a 1 no duelo de volta, no Pacaembu.

Em casa, 100% contra brasileiros na fase de grupos

Debutante na Libertadores de 1999, o Once Caldas enfrentou um brasileiro pela primeira vez na sua segunda participação, em 2002. A equipe estava no Grupo 8, com Olimpia (PAR), Universidad Católica (CHI) e Flamengo. Na Colômbia, vitória por 1 a 0 sobre o Rubro-Negro. No Maracanã, derrota por 4 a 1. Tanto Fla como Once Caldas foram eliminados naquela fase, sem conseguir a classificação para o mata-mata.

Em 2010, o Once Caldas reencontrou o São Paulo na fase de grupos da Libertadores. Em Manizales, novamente venceu o Tricolor por 2 a 1, repetindo o placar da semi de 2004. Já no Morumbi, perdeu por 1 a 0. As duas equipes se classificaram para as oitavas de final.

Fonte: Lance!Net

Veja Mais

Deixe um comentário