Mecânico cria trenó psicodélico sobre rodas e circula com papai noel em SP

Reprodução TV GloboTrenó iluminado circula pela região do Parque Ibirapuera, em São Paulo

Trenó iluminado circula pela região do Parque Ibirapuera, em São Paulo

Uma parceria voluntária entre um mecânico e um comerciante se transformou em atração de Natal pelas ruas de São Paulo. Um deles se veste de papai noel e o outro guia um trenó iluminado, adaptado de um Fusca, com 10 mil lâmpadas de LED. Todas as noites, eles
percorrem pontos turísticos da capital, como a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera, e distribuem balas para crianças e adultos, sem cobrar nada pelo serviço.

O comerciante Antônio Carlos Gusman, conhecido como Toninho e papai noel, disse que a dedicação diária desde o início de novembro é compensada pela alegria que passa para o público.

"As pessoas saem da realidade, do cansaço, e entram na fantasia do papai noel. É uma magia que só quem está lá consegue sentir", disse. A missão deu resultado: a agenda está lotada até o Natal de 2017.
O "casamento" entre o comerciante e o mecânico ocorreu há três anos, mas o trabalho voluntário deles no Natal já existia antes mesmo de se conhecerem.

Toninho participava de eventos sociais e se vestia de papai noel há 25 anos. "Eu comecei fazendo para os meus filhos, mas eles cresceram e começaram a me conhecer. Ai eu comecei a ir para a rua, no Tatuapé, e vi como as pessoas se emocionavam", contou.

Dono de uma oficina que monta carros antigos, Cláudio Labatti sempre sonhou em fazer um trenó. O carro usado hoje nas ruas da capital foi montado na base de um Fusca, mas o restante foi todo criado pelo mecânico.

O incentivo final surgiu quando pediram para alugar um carro vermelho que ele tinha para um evento de Natal. "Muita gente vinha me pedir emprestado [o carro vermelho] pra fazer eventos de Natal, e eu falava que papai noel tinha trenó, e não um Ford. Ai pensei: deixa eu fazer logo um trenó", contou Labatti.

Sucesso nas ruas

"Eu nem sabia que ia acontecer tudo isso esse ano, porque nos outros anos foi bem mais tranquilo", disse o dono do trenó iluminado. A agenda de eventos está cheia até o Natal de 2017, segundo o comerciante Toninho Gusman, mas o serviço não é cobrado. As balas distribuídas nos passeios são recebidas de doações durante o ano.
O dono do carro gasta, do próprio bolso, R$ 2 mil com combustível para fazer o tour diário pela capital em dezembro. "A gente não está preocupado com os convites, mas ficamos muito felizes em saber que estamos fazendo algo de útil. Quando a gente vê o sorriso das pessoas, isso vale tudo. próximo Natal", concluiu Labatti.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), para fazer mudanças no veículo, como mudanças referentes à iluminação (faróis e lanternas) e sistema de rodas e pneus, é preciso autorização prévia do órgão, além de laudo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário