Campanha Gentileza no Trânsito alerta pedestres e condutores

Ascom SMTTAscom SMTT

Para diminuir o número de acidentes e vítimas fatais, a campanha “Gentileza no trânsito: a pé ou no volante, gentileza constante” visa obter um tráfego menos violento. A iniciativa faz parte de um projeto federal intitulado “Vida no Trânsito”, onde as verbas são enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para serem utilizadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Segundo a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande, essa campanha vem sendo executada desde 2013 com diversas ações pontuais em épocas onde existe o aumento do consumo alcoólico e são comuns imprudências de pedestres e condutores.

“Geralmente, nós fazemos esses trabalhos de conscientização em momentos específicos como: final de ano, Carnaval e São João. Nosso objetivo é alertar os maceioenses para que sejam prudentes e tenham respeito com o próximo”, disse Juliana Normande, ao enfatizar que a programação – e a duração – dessas atividades fazem parte do calendário anual estabelecido em janeiro de 2014 pela Diretoria de Educação para o Trânsito (Diret) da SMTT.

O coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Yanes, integrante da Sesau, declara que a iniciativa é desenvolvida para que o trânsito flua de forma gentil e educada com respeito às leis e à velocidade. “A gente precisa que os nossos motoristas e pedestres estejam bem mais ponderados e educados ao convívio harmônico na sociedade. A vida é estressante, mas precisamos conviver em paz”, afirmou.

O coordenador também pontua que agora temos um aumento no fluxo de turistas até fevereiro e essas pessoas vêm para a capital alagoana com outras culturas e hábitos. Dessa forma, é necessário que o trânsito de Maceió esteja ordenado para recebê-las da melhor forma possível.

Para mais informações, ligue: (82) 3315-3571.

Atitudes

A colaboração mútua entre condutores e pedestres pode ajudar a resolver inúmeros problemas no trânsito e gestos simples fazem toda a diferença. Algumas atitudes que os condutores podem ter e que demonstram respeito incluem: seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro, estar em dia com a manutenção do veículo e não estacionar na faixa de pedestres.

Os condutores também devem se manter atenciosos para não bloquear cruzamentos, evitar freadas bruscas e tentar – sempre que possível – calcular o tempo que será gasto para chegar a determinado local. Dessa maneira, o ‘dirigir com pressa’ será evitado. Com isso, haverá menos agressividade e negligência no trânsito.

Os pedestres também devem fazer a sua parte, procurando atravessar a rua na faixa, esperar que o sinal fique vermelho para os veículos e atravessar nas passarelas quando houver necessidade.

Pesquisa

A gentileza e o carinho podem ser rapidamente identificados por estranhos, segundo um estudo publicado nos Estados Unidos. Essas características estão vinculadas ao gene receptor da ocitocina, também conhecido como “hormônio do amor”.

O título original do estudo é: “Thin-slicing study of the oxytocin receptor (OXTR) gene and the evaluation and expression of the prosocial disposition” e foi divulgado na “Proceedings of the National Academy of Sciences”. O estudo está sob coordenação de Aleksandr Kogan da instituição Oregon State University, EUA.

Fonte: Ascom SMTT

Veja Mais

Deixe um comentário