Depois de várias tentativas frustradas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (TCE/AL), Fernando Toledo (PSDB), foi nomeado para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas. A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira, dia 31, do Diário Oficial do Estado (DOE).
O último empecilho foi uma liminar do juiz Aberto Jorge, concedida a pedido do Ministério Público Estadual (MPE/AL), que foi derrubada por meio de recurso impetrado pela Procuradoria Geral do Estado.
Toledo foi peça-chave na administração do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), ora como interlocutor, ora como negociador e sua gestão à frente da Mesa Diretora – que ocorreu pós Operação Taturana – foi marcada por novas denúncias de irregularidades na folha de pessoal.
O presidente da Casa de Tavares Bastos deixa o Legislativo com folha de comissionados e terceirizados em atraso, décimo, férias e progressões de efetivos não pagas. Segundo o presidente da Casa, o governador Renan Filho teria assegurado o repasse de suplementação para a efetivação do pagamento.
Toledo passa a integrar o pleno do TCE, que a partir de janeiro será presidido por Otávio Lessa, e conta ainda com Rosa Albuquerque, Claudia Bezerra, Anselmo Brito, Cícero Amélio e Luiz Eustáquio Toledo.