Continental CUP: Brasil termina primeira fase em primeiro

Duplas femininas e masculinas venceram mais oito jogos neste domingo.

Renan Rodrigues/CBVDuplas femininas e masculinas venceram mais oito jogos neste domingo.

Duplas femininas e masculinas venceram mais oito jogos neste domingo.

O Brasil encerrou a primeira fase da Continental Cup sem conhecer derrota ou mesmo perder um set na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro (RJ). Neste domingo (02.11), foram quatro vitórias no torneio masculino e outras quatro na competição feminina pela chave A do torneio pré-olímpico, todas sobre duplas da Guiana.

Com os resultados do dia, o Brasil soma 16 pontos em 16 possíveis, tanto no masculino quanto no feminino, e se classifica à fase final da competição, que será disputada em 2016.

O dia começou com jogos do torneio feminino. Paula Hoffmann e Thaís Belota (BRA2) venceram Tiffany Whittington e Alicia Davis (GUY1) por 2 sets a 0 (21/8, 21/7). O segundo duelo do dia foi a vitória de Roberta Glatt/Carolina (BRA1) sobre Samaro/Adams (GUY2) por 2 sets a 0 (21/3, 21/3). Na terceira rodada, triunfo de Paula Hoffmann/Thaís sobre Samaro/Adams, por 2 sets a 0 (21/6, 21/5). Por fim, Roberta Glatt e Carol venceram Tiffany Whittington e Alicia Davis (GUY1) por 2 sets a 0 (21/1, 21/4).

"Fiquei muito feliz em participar, muito importante poder defender a seleção. Foi o primeiro passo para a Olimpíada de 2016. Vamos pegando experiência, nos acostumando com competições assim. Conseguimos jogar bem e vencermos todos os nossos jogos, entramos com o pensamento que tínhamos que jogar bem, não importasse o adversário. Estamos nos preparando bastante para os próximos torneios", destacou Roberta Glatt.

A Guiana termina o torneio feminino na segunda colocação, com 10 pontos, e disputará o grupo F, em 2015. A chave reunirá todos os segundos colocados das demais chaves e o melhor terceiro colocado. Já a Guiana Francesa, terceira colocada com seis pontos, disputará o grupo E, também em 2015, com os outros terceiros dos demais grupos em busca da vaga na chave F.

O torneio masculino começou com a vitória de Álvaro Andrade/Léo Vieira (BRA2) por 2 sets a 0 (21/7, 21/9) sobre Creston Rodney/Ryan Munroe (GUY1). No segundo jogo, Vinícius Gomes/Ralph Cabral (BRA1) derrotaram Ian Bagot/Adriel Moore (GUY2) por 2 sets a 0 (21/1, 21/9). O terceiro jogo foi a vitória de Álvaro Andrade e Léo Vieira sobre Ian Bagot/Adriel Moore por 2 sets a 0 (21/6, 21/8). A última partida contou com triunfo de Vinícius e Ralph sobre Creston Rodney/Ryan Munroe por 2 sets a 0 (21/10, 21/9).

"Foi a realização de um sonho, nunca tinha defendido a seleção brasileira e estou muito feliz. Sempre quis representar meu país. No primeiro jogo até senti um pouco, mas depois fui me soltando. Nos preparamos de maneira muito intensa para chegar aqui e poder encarar qualquer adversário. A diferença é grande, eles estão começando a desenvolver o esporte agora, mas estabelecemos metas durante os jogos para cedermos o menor número de pontos", destacou Léo Vieira.

Com o resultado, o Brasil terminou em primeiro, com 16 pontos, com Guiana Francesa em segundo, com 12 pontos. A Guiana terminou na terceira colocação, com oito pontos.

Sobre o torneio

Criada em 2010, a Continental Cup funciona como pré-olímpico continental para o vôlei de praia. Os países campeões de cada um dos cinco torneios (América do Sul, Américas do Norte e Central, Europa, Ásia e África) garantirão uma vaga aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Caso este mesmo país venha a conquistar duas vagas olímpicas através do Circuito Mundial ou do Campeonato Mundial, não poderá disputar a fase final do torneio.

A Continental Cup será disputada em três fases, sendo realizada até junho de 2016. Na primeira delas, os países da América do Sul serão divididos em quatro grupos compostos por três seleções (no masculino e feminino), definidos pela localização geográfica.

As duplas de cada país se enfrentam no sistema ‘todos contra todos’, com vitória valendo dois pontos e a derrota um. O campeão de cada grupo avança direto à terceira e última fase, que ocorre apenas em 2016. Enquanto isso, os segundos e terceiros colocados disputam a segunda fase, em 2015, buscando as últimas duas vagas junto aos primeiros de cada chave, classificados antecipadamente.

Na última etapa, com seis seleções e também no formato ‘todos contra todos’, o primeiro colocado garante a vaga olímpica. As seleções que terminarem em segundo e terceiro lugar também garantem vaga para disputa do World Cup Olympic Qualification Tournament (Pré-Olímpico Mundial), que distribuirá mais duas vagas à Olimpíada ao campeão e vice.

Resultados do Dia

FEMININO
Paula Hoffmann/Thais Belota (BRA2)2 x 0 Whittington/Davis (GUY1)
Roberta Glatt/Carolina Freitas (BRA1) 2 x 0 Samaro/Adams (GUY2)
Paula Hoffmann/Thais Belota (BRA2) 2 x 0 Samaro/Adams (GUY2)
Roberta Glatt/Carolina Freitas (BRA1) 2 x 0 Whittington/Davis (GUY1)

MASCULINO
Álvaro Andrade/Léo Vieira (BRA2) 2 x 0 Creston Rodney/Ryan Munroe (GUY1)
Vinícius Gomes/Ralph Cabral (BRA1) 2 x 0 Ian Bagot/Adriel Moore (GUY2)
Álvaro Andrade/Léo Vieira (BRA2) 2 x 0 Ian Bagot/Adriel Moore (GUY2)
Vinícius Gomes/Ralph Cabral (BRA1) 2 x 0 Creston Rodney/Ryan Munroe (GUY1)

Fonte: CBV

Veja Mais

Deixe um comentário