Segurados do INSS devem renovar senha nos bancos até 31 de dezembro

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O INSS informa a todos os segurados que ainda não fizeram a renovação de sua senha que o prazo termina no dia 31 de dezembro de 2014. A substituição da senha é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Dos 31,1 milhões de beneficiários do INSS, mais de 29 milhões já estão em dia com o INSS. Em todo o Brasil, 1,4 milhões de beneficiários não realizaram ainda a substituição da senha. Em Alagoas, 22.606 beneficiários ainda não compareceram nas instituições bancárias para realizaram essa renovação.

A renovação é realizada diretamente no banco onde o segurado recebe o benefício, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, entre outros). Portanto, não é necessário procurar uma agência da Previdência Social já que essa troca de senha é realizada diretamente no banco onde o cidadão recebe seu pagamento previdenciário.

Os beneficiários que não puderem comparecer nas agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação de senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a Agência da Previdência Social onde é mantido o benefício do segurado que será representado e apresentar procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível (http://www.previdencia.gov.br/forms/formularios/form011.html) na página da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br), ou registrada em Cartório (se o beneficiário não for alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida e renovação de senha nos terminais de autoatendimento. O segurado que não renovar a senha no tempo previsto poderá ter seu benefício suspenso.

Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a renovação da senha por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet.

O segurado que não trocar a senha no tempo previsto, poderá ter seu benefício suspenso até regularizar a situação. A renovação de senha tem por objetivo dar mais segurança e tranquilidade ao cidadão e a Previdência Social, de forma que venha evitar fraudes e irregularidades ocasionadas por pagamentos indevidos de benefícios.

Fonte: INSS

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