A Unidade de Saúde da Família (USF) Tarcísio Palmeira, localizada no Pontal da Barra, realizou, na manhã dessa segunda-feira (4), na colônia de pescadores, a abertura da campanha Novembro Azul, iniciativa que tem o objetivo de reforçar com o público masculino durante todo este mês a prevenção do câncer de próstata.
A campanha no município conta com o apoio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), por meio da Coordenadoria de Saúde do Homem, que fornecerá todo o suporte no desenvolvimento das ações, chamando a atenção para a prevenção da saúde do homem, em especial sobre o exame digital, que previne o câncer de próstata a partir dos 40 anos.
Segundo a enfermeira da USF, Quitéria Barros, foram abordados temas como câncer de próstata e a importância do PSA (Antígeno Específico da Próstata), enzima com algumas características de marcador tumoral, sendo utilizado para diagnóstico, monitoramento e controle da evolução do câncer de próstata. “O PSA e o toque retal nos exames com urologistas são importantes aliados no diagnóstico precoce da doença”, afirmou. Na ocasião, também foram solicitados exames a todos os participantes, que também foram encaminhados para vacinação contra hepatite e tétano.
O Novembro Azul, campanha com foco na saúde do homem e na prevenção do câncer de próstata, deve acontecer de forma semelhante ao Outubro Rosa nas unidades de saúde com a realização de palestras educativas, rodas de conversa e estímulo aos cuidados como principal fator para evitar o aparecimento e evolução da doença.
De acordo com o urologista Mário Jucá, a grande maioria dos homens no Brasil ainda tem medo do exame. “Muitos ainda preservam a figura do homem viril e por isso o preconceito ao exame de toque retal ainda é grande”, lembra Jucá acrescentando que apenas 32% dos homens do País já fizeram o exame.