A Eletrobras Distribuição Alagoas iniciou na última segunda-feira (03), na cidade de Maragogi, uma operação com objetivo de combater e coibir a prática do furto de energia em unidades consumidoras da classe comercial, a exemplo de pousadas, restaurantes, açougues e mercadinhos. São 13 equipes em atividade, percorrendo o município e realizando intensa fiscalização.
Até esta quinta-feira (06), foram feitas 216 inspeções, das quais foram identificadas 141 irregularidades, ou seja, dos pontos de consumo fiscalizados, quase dois terços apresentaram energia clandestina. Como o furto de energia é considerado crime, de acordo com Art. 155 do Código Penal, todos os responsáveis pelos furtos de energia detectados foram autuados.
Riscos – Além de crime, a prática de ligações clandestinas oferece riscos de choque elétrico para quem transita na área e também para quem efetua a ligação irregular, pois normalmente não são utilizados equipamentos de segurança adequados. Além disso, curtos-circuitos podem provocar rompimento do cabo elétrico e a consequente interrupção do fornecimento de energia.
O consumo ilícito de energia também gera variação de tensão na rede elétrica, que pode provocar a queima de equipamentos próprios ou até mesmo de terceiros e contribuiu para o aumento da tarifa de energia elétrica.