Palestra com astrofísico abre Encontro Nacional de Astronomia na Ufal

AssessoriaPalestra com astrofísico abre Encontro Nacional de Astronomia na Ufal

Palestra com astrofísico abre Encontro Nacional de Astronomia na Ufal

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (7), no auditório da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a solenidade de abertura do 17º Encontro Nacional de Astronomia (Enast). O evento, que continua até domingo, 9, começou com a palavra de representantes do governo do Estado e da Ufal, seguida de palestra ministrada pelo astrofísico Augusto Damineli.

Participaram da mesa o professor Ricardo Lisboa Martins, representando a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE-AL) e a Superintendência de Políticas Educacionais; o pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri da Silva Barros, e o coordenador da Usina Ciência, Reinaldo Rodrigues. "Tive o prazer de ver de perto a paixão do alagoano Adriano Aubert pela astronomia. Nós estudamos algumas disciplinas de matemática juntos e coordenamos um projeto chamado ‘Cientista Mirim’, viajando o Estado praticamente todo. Adriano sempre presente com o planetário, levando essa beleza que é a astronomia e o conhecimento do universo. Hoje podemos ver isso numa dimensão bem maior, com mais cuidado e mais estrutura, com o apoio da SEE-AL e a parceria do nosso equipamento de extensão, a Usina Ciência", expressou o pró-reitor.

Na palestra realizada logo em seguida, Eclipses e colapsos em Eta Carinae, o cientista Augusto Damineli explicou uma das maiores descobertas da astronomia brasileira. Por meio de várias técnicas sofisticadas e com a parceria de diversos astrônomos do mundo, profissionais e amadores, o pesquisador paranaense verificou que, na verdade, Eta Carinae não é apenas uma estrela, são duas, que ficam girando uma em torno da outra. Mas não ficou por aí. "Então, descobrimos um fenômeno nunca visto: ao se aproximar da estrela maior, a estrela menor faz um buraco nela. Imagina olhar o sol e por uma abertura, ver suas entranhas. Até hoje temos teoria do que há centímetro por centímetro dentro do sol, mas não dava pra testar isso diretamente", explicou Damineli.

O 17º Enast aborda diversos temas em torno da astrofísica, astronáutica, astrobiologia, mapeamento do céu entre outras áreas dessa ciência. É uma realização do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (Oagll), a Usina Ciência da Ufal e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal). As atividades do evento estão sendo sediadas no auditório da Reitoria e no Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário