No Dia Mundial do Diabetes, nesta sexta-feira (14 de novembro), Maceió terá uma programação especial voltada para a detecção, tratamento e prevenção da doença. Promovido pelo Instituto de Olhos de Maceió, o primeiro Mutirão do Olho Diabético será realizado das 8h às 17h, na sede do IOM, localizada na Avenida Comendador Palmeira, número 122, no bairro do Farol.
O mutirão faz parte da campanha nacional “Sexta Azul”, voltada para a conscientização do diabetes, que atinge cerca de 13 milhões de brasileiros. Em Maceió, a ação terá como foco a retinopatia diabética, que afeta os vasos sanguíneos da retina de cerca de 40% dos diabéticos e, caso não tratada, pode levar a cegueira.
De forma gratuita, o público terá direito a exames de glicemia, pressão arterial, teste de fundo de olho e, caso seja necessário, o agendamento de cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Abraçando esta campanha nacional, o Instituto de Olhos de Maceió faz um alerta para os cuidados exigidos pelo Diabetes e, mais uma vez, atende à população alagoana com tratamento gratuito, garantido pelo SUS”, diz o diretor do IOM, Dr. Allan Teixeira Barbosa.
A “Sexta Azul” do IOM também terá palestras educativas sobre o diabetes a partir das 9h, com os médicos Dr. Diógenes Bernardes, Dr. José Tenório e Dr. Ricardo Watanabe.
Os interessados em participar do mutirão devem portar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência para serem atendidos.