O deputado petista Ronaldo Medeiros usou a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (11), para criticar a redução do atendimento e o suposto fechamento da Casa Maternal Denilma Bulhões, localizada no Complexo do Benedito Bentes. O deputado classificou o ato como um retrocesso.
De acordo com o deputado, a Casa, mantida pelo município de Maceió, vem diminuindo mensalmente o número de partos e a informação que chegou é que a unidade será fechada. “Essa diminuição dos atendimentos na Denilma Bulhões é proposital. Querem fechar uma Casa de Parto que funciona há décadas. Inventaram uma reforma, mas tenho informações de que a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde reuniu as enfermeiras e já falaram que a Casa será fechada. Estão retirando os médicos”, relatou Ronaldo Medeiros, lamentando o prejuízo que o fechamento da Casa de Parto irá trazer para os moradores do Benedito Bentes, o maior complexo habitacional de Maceió.
Preocupado com os rumos que estão sendo tomados pela administração municipal, o deputado alertou a população sobre o que está sendo feito na unidade de saúde. “Existiam mais de dez leitos. Agora querem deixar somente dois leitos. Fica uma ambulância na porta e quando chega alguma gestante eles transferem para outras maternidades na parte baixa de Maceió. Somente este mês, quarenta partos já foram transferidos. Vocês que moram no Benedito Bentes precisam alertar a todos sobre o fechamento”, alertou Medeiros.
Em aparte, a deputada Flávia Cavalcante (PMDB) também mostrou preocupação e endossou o pedido de não fechamento da Casa de Parto. “O que nós estamos precisando é que se abram mais maternidades e não que se fechem. Tanto o município quanto o Estado. Essa desativação é de se preocupar. Fica aqui um pedido ao prefeito Rui palmeira para que ele não deixe fechar a Casa Maternal”, pediu a deputada.
Com o apoio de Flávia Cavalcante, Medeiros convocou os pares para solicitar informações do Prefeito e da secretária de Saúde sobre a Casa Maternal Denilma Bulhões. Judson Cabral (PT) também declarou apoio e provocou a Comissão de Saúde a enviar um pedido formal de explicações.
Justificativa da Prefeitura
Nesta segunda-feira, 10, a Secretaria de Saúde divulgou entrevista com a coordenadora da Rede Cegonha, Suzangela Dória sobre os supostos boatos de fechamento da unidade. "“É importante ressaltar que a Casa Maternal Denilma Bulhões não está fechando e nem vai fechar. O que está sendo realizado é uma reforma na Unidade Hamilton Falcão, que funciona ao lado e também abriga a maternidade, mas o atendimento às gestantes está sendo mantido normalmente”, reiterou.
Para ela, a reforma vai ajudar a desafogar as maternidades da capital alagoana. "“O objetivo do trabalho é melhorar a qualidade do atendimento, de modo que as gestantes da região não precisarão se deslocar para outras unidades em busca de atendimento, considerando que a Denilma Bulhões já tem esses profissionais qualificados e está sendo otimizada para ofertar os serviços necessários às gestantes”, complementou a coordenadora.