MP diz que Portuguesa foi paga para escalar Héverton

Mauro Horita/Agif / Gazeta PressMeia Héverton fosse escalado irregularmente na última rodada da edição do ano passado do torneio nacional

Meia Héverton fosse escalado irregularmente na última rodada da edição do ano passado do torneio nacional

O polêmico rebaixamento da Portuguesa à Série B do Campeonato Brasileiro em 2013 ganhou na noite desta terça-feira um novo capítulo. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, investigação do Ministério Público apurou que funcionários do clube teriam sido pagos para que o meia Héverton fosse escalado irregularmente na última rodada da edição do ano passado do torneio nacional, em empate por 0 a 0 com o Grêmio, no Canindé.

De acordo com a notícia, o inquérito civil do MP concluiu que pelo menos seis pessoas na Portuguesa abriram e-mail enviado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por meio da Federação Paulista de Futebol (FPF) em que punição contra o meio-campista era informada. Ainda foram descobertas conversas telefônicas entre clube e advogado sobre o resultado de julgamento que tiraria Héverton de duas partidas. Entretanto, uma pasta que informava ao técnico Guto Ferreira sobre os atletas suspensos não constava com o nome do meio-campista.

Expulso diante do Bahia na 36ª rodada, o jogador cumpriu suspensão automática contra a Ponte Preta no jogo seguinte, mas deveria ter sido desfalque também contra os gremistas por ter sido punido com dois jogos de suspensão – a Portuguesa alegou não ter sido avisada a tempo.

Em julgamento realizado em dezembro de 2013 pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o clube foi condenado a perder quatro pontos, o que resultou no rebaixamento à Série B. Neste ano, o time já caiu para a terceira divisão por conta de campanha ruim no nacional, em que ocupa a lanterna do torneio, com somente 25 pontos.

De acordo com a reportagem de O Estado de S. Paulo, a investigação do MP pretende determinar agora quem foi o responsável por pagar pela escalação irregular de Héverton e pelo subsequente rebaixamento da Portuguesa. Os valores envolvidos iriam de R$ 4 milhões a R$ 20 milhões.

Quando o último apito foi soado no Brasileiro de 2013, a zona de rebaixamento era composta por Fluminense, Vasco, Ponte Preta e Náutico. Entretanto, a equipe tricolor carioca deu seu lugar à Portuguesa, que, ao perder quatro pontos, terminou o torneio com 44, dois a menos que o clube das Laranjeiras. Outro beneficiado foi o Flamengo, que recebeu punição similar à de Héverton por conta de escalação irregular do lateral esquerdo André Santos, mas que acabou a competição com um ponto a mais do que a equipe lusitana.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário