Ser campeão após quatro anos, jogando em sua ‘segunda casa’ e sendo eleito melhor jogador da final. O sonho se completou para Oscar e Thiago (RJ/SC), campeões da etapa de São José (SC) do Circuito Banco do Brasil 2014/2015 ao vencerem Luciano/Bruno Schmidt (ES/DF) por 2 sets a 0 (24/22, 18/21, 15/10). A decisão ,realizada na manhã deste domingo (16.11), contou com uma arena lotada, que empurrou o atleta federado por Santa Catarina.
Na disputa do terceiro lugar, Vitor Felipe/Álvaro Filho (PB) venceu os ex-parceiros Pedro Solberg/Álvaro Filho por 2 sets 1 (21/17, 18/21, 10/15) e completou o pódio na etapa catarinense. Foi o primeiro título de Thiago no circuito nacional após quatro anos – o último havia sido conquistado em 2010, ao lado de Pedro Cunha – e a primeira conquista de Open para Oscar, que nunca havia subido ao posto mais alto do pódio.
Apesar de ter nascido em Itaboraí (RJ), Thiago começou no vôlei de praia em Santa Catarina e morou por muitos anos no estado, onde coleciona amigos e histórias. Por conta disso, a torcida apoiou o jogador durante a decisão, vibrou com a conquista ‘em casa’ e se emocionou com o choro do atleta no abraço em Oscar, após o ponto final.
"Eu estava muito ansioso, nervoso, porque não era campeão há quatro anos. Chegar aqui na final foi uma loucura, sentir a torcida gritando meu nome, torcendo por mim. Tenho vários amigos aqui e eles vieram torcer de perto. Foi emocionante. E ganhar com o Oscar é inexplicável, pois somos uma dupla muito competitiva e só vínhamos batendo na trave. É a concretização de um trabalho longo que estávamos fazendo", disse Thiago.
A análise é parecida com a de Oscar. Para o carioca, os resultados nos últimos torneios não representavam todo o real potencial da equipe. O jogador fez questão de elogiar Thiago, eleito melhor jogador na decisão, e destacar a importância para a dupla aumentar a confiança.
"A gente estava brigando para jogar bem, mostrar do que somos capazes, o que podemos realizar. O Thiago me ajudou demais nesta etapa, foi um monstro e realizou um campeonato brilhante. É um merecedor. Ganhar é sempre bom, e ganhar onde você se sente bem, em casa, é ainda mais especial. Acho que por isso ele se emocionou no final", disse Oscar, que completou lembrando a dificuldade ao longo da final, com várias viradas.
"Isso mostra o equilíbrio do torneio. Se ganha e se perde no detalhe, a gente quase foi eliminado na repescagem, então o psicológico tem um peso muito grande. Conseguimos controlar a ansiedade e terminamos bem, respeitando o outro time que é formado por dois caras sensacionais e excelentes jogadores", reforçou.
Na liderança do ranking da temporada está a dupla formada por Bruno/Hevaldo (AM/CE), que soma 1200 pontos nas quatro primeiras etapas. Em seguida, apesar de não terem disputado a etapa de São José (SC) por dores no joelho de Ricardo, ele e o parceiro Emanuel aparecem em segundo, com 1040 pontos.
A próxima etapa do Circuito Banco do Brasil acontece em Porto Alegre (RS), de 5 a 7 de dezembro. Serão mais quatro etapas em 2015, todas realizadas em cidades do nordeste. A melhor do vôlei de praia passará por Fortaleza, João Pessoa, Recife e Salvador.