Prefeito afirma que não haverá novas mudanças no secretariado

Após as exonerações e remanejamentos no primeiro escalão da administração municipal, além da exoneração de cargos comissionados, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) garantiu, na manhã desta terça-feira (18), que haverá mais mudanças em seu secretariado. A medida conta ainda com a redução dos salários do chefe do poder Executivo e de seus subordinados.

De acordo com Rui Palmeira (PSDB), a medida cumprida na última segunda-feira (17) faz parte de um plano de redução de cerca de 20%
dos gastos municipais por meio do plano de austeridade de despesas do recém-criado Conselho de Gestão Administrativa e Fiscal do Município de Maceió (CGAF).

“É um momento de ajustes e temos feito o possível para fazer os cortes e diminuir os gastos com telefones, combustível e o quantitativo de servidores. Diminuímos os salários dos secretários e o meu para pagar em dia o servidor efetivo”, diz Palmeira.

A intenção é manter ainda os investimentos que a Prefeitura de Maceió realiza em áreas consideradas críticas como a saúde em que reformas de unidades seguem em andamento, além de obras de pavimentação e drenagem realizadas em diversas ruas de Maceió. “Quanto às secretarias só serão essas mudanças que eram previstas. Tudo será concluído até o dia 5 de dezembro”, complementa Palmeira.

De todos os secretários anunciados pela portaria publicada no Diário Oficial do Município, apenas a secretária de Turismo, Claúdia Pessoa, permanece no cargo até dezembro por conta de eventos de turismos que Maceió recebe agora nesse fim de ano. “Ela não sai até dezembro por conta de um evento de turismo na capital”, disse Palmeira.

Até o momento o número de cargos comissionados dispensados é de aproximadamente 100. “Possivelmente haverá mais dispensas, mas todas dependem do levantamento de cada secretário”, diz Palmeira.

Em sua avaliação sobre os recentes cortes, Palmeira ressaltou que a crise financeira é uma “crise generalizada” em todo território nacional. “Esse foi um ano atípico para toda prefeitura. É um ano de retração econômica e que os impostos do município dependem muito do consumo e arrecadação do ISS, FPM e ICMS. Com a população deixando de consumir a receita acaba caindo”, destaca.

Mesmo com os cortes, o prefeito de Maceió garantiu que todos os compromissos com os servidores estão sendo honrados, bem com o pagamento de 13º.

Exonerações

Entre os secretários exonerados estão os ligados à Secretaria de Finanças, Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA), Instituto de Previdência (Iprev), Secretaria de Turismo, Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria de Governo e Assessoria Especial.

Veja Mais

‘Nunca debati golpe com ninguém’, diz Bolsonaro

Ex-presidente falou com a imprensa no aeroporto de Brasília, após chegar de Maceió. Ele foi indiciado pela PF por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

Deixe um comentário