PAM Salgadinho comemora o Dia Nacional da Homeopatia

Ascom/SMSUsuárias do Programa de Homeopatia realizam apresentação de Pastoril.

Usuárias do Programa de Homeopatia realizam apresentação de Pastoril.

Hoje, 21 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Homeopatia. Aplicada há 12 anos em Maceió, a homeopatia é um sistema medicinal alternativo que atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes. A data foi comemorada no PAM Salgadinho, onde o serviço funciona, com uma palestra educativa, distribuição de folhetos informativos aos usuários e apresentação do pastoril formado pelas usuárias da prática chinesa Liang Gong.

Segundo Lilian Spindola, diretora médica do PAM Salgadinho, a homeopatia traz vários benefícios para os pacientes atendidos pelo Programa. “O custo benefício é muito grande, pois os remédios homeopáticos são mais eficientes e duradouros, além de ser um tratamento mais brando para pacientes com doenças potencialmente curáveis, como gripes, alergias, problemas emocionais, privação de sono e ansiedade”, explica.

Nesses 12 anos, já são 24 mil atendimentos – entre consultas iniciais e de retorno, sendo oito mil de novos prontuários abertos. A equipe composta de sete médicos se reveza nesse atendimento, que pode ser agendado diretamente no Bloco J do PAM. Mais informações pelo número 3315-5303.

O tratamento com remédios homeopáticos é complementado pelo Liang Gong, prática chinesa de alongamento e meditação, que ajuda os usuários a ter uma melhor qualidade de vida, promovendo tratamento integral com o corpo e a mente. O grupo se reúne todas as terças e quintas-feiras às 07h30 e conta com a participação de mais de 100 idosos.

Os remédios homeopáticos possuem custo reduzido em relação aos demais medicamentos. As receitas prescritas e carimbadas com a marca do SUS obtêm descontos de 50% nas farmácias de manipulação (Farmaderm, Manipular Fórmula, FHN e Ao Pharmacêutico), que possuem parceria com o Programa de Homeopatia

Homeopatia

De acordo com a homeopatia, o indivíduo não tem apenas uma doença: ele carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Por esse motivo, a função do médico homeopata é restaurar o organismo aos estágios que precedem a vida, no caminho da cura. É considerada, portanto, um tratamento preventivo e curativo.

Empregando mais de 2000 remédios diferentes extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais, a homeopatia se propõe a estimular o sistema imunológico e restaurar o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas e tratar qualquer doença, embora nem todos os indivíduos se beneficiem integralmente com a terapia.

A homeopatia é frequentemente indicada para problemas do trato gastrointestinal, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios e falta ou expressão exagerada de “resistência” (infecções virais e bacterinas frequentes e doenças alérgicas). Além disso, pode buscar a cura para problemas emocionais como a depressão. Contudo, pacientes que sofrem de distúrbios graves como diabetes ou câncer não devem substituir a terapia convencional – ainda considerada “soberana” em todo o mundo – por remédios homeopáticos, exceto com o consentimento do endocrinologista ou especialista responsável.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário