Usuários dos Caps têm dia especial com futebol e diversão

Ascom/SMSMomentos de descontração e lazer dos usuários dos Caps

Momentos de descontração e lazer dos usuários dos Caps

Em clima de alegria e descontração, foi realizada nesta quarta-feira (26), no Clube da Petrobras (Guaxuma), a final da V Copa Caps de Futebol Society. O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e conta com a participação de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de todas as 10 microrregiões de saúde de Alagoas.

Em Maceió, participam do torneio usuários de três unidades de Centros de Atenção Psicossocial, o Caps AD Dr. Everaldo Moreira (Farol), Caps Noraci Pedrosa (Jacintinho) e Caps Sadir Carvalho (Chã de Bebedouro). Participam do torneio cerca de 50 usuários dessas unidades.

Tereza Tenório, coordenadora da Saúde Mental do Município, afirma que o evento tem a finalidade de fortalecer a socialização e reinserção dos usuários no meio social. “Quando organizamos esses passeios terapêuticos, além de estarmos promovendo bem-estar físico e mental, ensinamos sobre disciplina através do esporte e promovemos o protagonismo dessas pessoas”, pontua.

Já para Rita Pedrosa, coordenadora do Caps Noraci Pedrosa (Jacintinho), os passeios e a prática do esporte e lazer são excelentes formas de terapia. “Os usuários se sentem valorizados, com a autoestima elevada. Muitos deles não teriam oportunidade de fazer esses passeios, então eles ficam muito felizes e ansiosos de sair do ambiente diário do Caps”, afirma a coordenadora.

Berto Gonçalo da Silva, idealizador da copa e gerente do núcleo de Saúde Mental da Sesau, acredita que essa é uma das formas mais eficazes de reabilitação. “Além de participar das competições, os usuários vêm para confraternizar, desfrutar de um dia de lazer. Vamos dar prêmios pros primeiros, segundos e terceiros lugares, além de troféu de melhor jogador, goleiro, artilheiro e torcida”, finaliza.

“Esses passeios são como nascer de novo, se tivesse passeio todos os dias seria melhor, pois aqui estou entre amigos, não há inimigos, só alegria! Eu me sinto muito feliz e agradeço ao Caps por cuidar de mim com tanto amor e carinho”, relata Clóvis Martins, usuário do Caps Sadir Carvalho, em Bebedouro.

O torneio vai até as 17hs e além dos jogos de futebol, os usuários puderam desfrutar de um dia de lazer com piscina, salão de jogos, almoço e lanches.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário