Benedito Bentes sedia Fórum das Plataformas dos Centros Urbanos

AssessoriaJuliana Vergetti - Sec Assistência Social

Juliana Vergetti – Sec Assistência Social

Neste sábado (29), a Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar, no Benedito Bentes, vai sediar o V Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que vai colocar em discussão ações que permitam a diminuição das desigualdades sociais entre crianças e adolescente da capital alagoana. O evento é realizado pela Prefeitura de Maceió, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Unicef, e é o último deste ciclo de 2014.

De acordo com a articuladora da PCU em Maceió e secretária adjunta municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Juliana Vergetti, as Plataformas dos Centros Urbanos são uma iniciativa do Unicef e já foram testadas no Rio de Janeiro e São Paulo. Neste outro ciclo (para 2013 a 2016), além delas, mais seis capitais fazem parte desta plataforma, entre elas, Maceió.

“É uma metodologia que propõe a integração para, assim, contribuir e buscar que cada criança e cada adolescente tenha seus direitos assegurados. Aqui, estão envolvidas diversas secretarias municipais e o mais importante são os atores principais nesse processo: as comunidades. Nesse trabalho, nós analisamos diversos indicadores propostos pelo Unicef, relacionados aos direitos de aprender, desenvolver-se, sobreviver, entre outros. Com base neles, foi construída uma linha de base e nós identificamos os territórios onde cada ação conjunta vai contribuir para nós reduzirmos essas desigualdades”, explicou Juliana.

De cada fórum, sairão as propostas elaboradas em conjunto com a comunidade e os técnicos das secretarias que participam, para que possam ser implantadas ações e projetos de forma efetiva e eficaz.

A Plataforma dos Centros Urbanos é uma contribuição do Unicef à busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo que possa reduzir as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e adolescentes nas grandes cidades, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

Neste sábado, o evento será realizado a partir das 9h e reunirá comunidades do Antares e do Benedito Bentes.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário