A campanha de combate ao câncer de pele, realizada hoje em todo o país, atraiu muita gente ao Hospital Universitário de Maceió desde as primeiras horas desta manhã. O atendimento com os médicos dermatologistas começa às 9 horas e prosseguirá até às 15 horas.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele é, uma ação realizada há 15 anos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e suas regionais, e em Alagoas tem a parceria do Hospital Universitário.O público que comparecer hoje ao hospital passará por uma avaliação e exame da pele para diagnosticar lesões pré-cancerosas e receber encaminhamento para o tratamento adequado.
Médicos associados à SBD, além de residentes do HUPPA, vão trabalhar como voluntários.
O coordenador da campanha, dr. Everson Leite, lembra que a ação é aberta à população em geral, mas direcionada para quem apresenta alguns desses sintomas: lesão na pele de aparência elevada e brilhante; lesões avermelhadas, castanhas, róseas ou multicolorida com crosta e que sangra facilmente; pinta preta ou castanha que apresenta crescimento e muda sua cor e que a textura torna-se irregular nas bordas; mancha ou ferida que não cicatriza, não para de crescer e apresenta coceira, crosta, erosão ou sangramento.
“O objetivo é diagnosticar câncer da pele e encaminhar para tratar esses casos aqui no hospital. Nós orientamos às pessoas que só nos procurem se apresentar um desses sintomas, porque não será possível atender pacientes com outros problemas, como seborreia, brotoeja, acne, micoses de praia, entre outras doenças mais comuns”, orienta o dermatologista. No ano passado os dermatologistas realizaram no Hospital Universitário cerca de 600 atendimentos na campanha.
Em todo o país, o Dia de Combate ao Câncer da Pele vai mobilizar cerca de quatro mil dermatologistas voluntários, que farão atendimento simultâneo em 136 postos localizados em hospitais públicos, postos de saúde, escolas, tendas e locais de grande circulação.
O câncer da pele é o mais incidente entre todos os cânceres na população brasileira. De acordo com as estatísticas do Instituto Nacional do Câncer, são esperados para 2014 cerca de 188 mil novos casos de câncer de pele no país. A exposição inadequada ao sol é a principal causa da doença, que pode ser evitada com medidas simples, como o uso de fotoprotetores, roupas e acessórios que protegem a pele