A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) por meio das suas coordenadorias do Parque Municipal de Maceió e de Educação Ambiental discutiram nesta quarta-feira (1º) os últimos detalhes da programação para a semana das crianças, que acontecerá de 7 a 12 de outubro, dentro da Unidade de Conservação (UC), em Bebedouro.
O intuito da Prefeitura é estimular nos maceioenses o cuidado com a preservação do meio ambiente desde cedo. O contato de perto com a flora e fauna regionas será a proposta principal, fornecendo atrativos para as crianças, como ressaltou o titular da Sempma, Raphael Wong. “Pensamos na melhor forma de interação entre a população e a natureza. Grandes cidades brasileiras utilizam seus parques e praças como forma de convivência”, pontuou.
“Temos um posto da Guarda Municipal dentro da UC, e contaremos com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros, garantindo uma maior segurança aos presentes”, completou Wong.
Para o coordenador do Parque Municipal, Fábio Palmeira, o intuito da gestão é sensibilizar e proporcionar aos visitantes, principalmente às crianças, várias atividades alusivas ao dia delas, e sobre a conservação da UC. “Em reuniões com outras pastas da gestão do prefeito Rui Palmeira, pensamos na melhor forma de trazer atrativos especiais, que chamassem a atenção de todos no dia das crianças ”, citou Palmeira.
Além da trilha “mirim” pensada especificamente para os pequenos, com extensão de 2km, terão contadores de histórias, apresentações circenses, bumba-meu-boi, e o Projeto Plantar. Eva Moraes, coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, comentou que os visitantes serão convidadas a reflorestar uma parte da área. “A educação ambiental estará no parque promovendo oficinas de cata-ventos, exposição de matérias recicláveis e junto à Coordenação de Parques e Jardins da Secretaria, estaremos reflorestando uma área degradada da Unidade, denominada recanto dos Ipês”, concluiu Eva.
A programação completa será divulgada nos próximos dias.