Policial civil fica ferido em acidente na Via Expressa; Universitário é detido

Não há informações oficiais sobre o estado de saúde do policial.

Hudson Ferreira/Trânsito MaceióGrave acidente deixa um policial civil ferido

Grave acidente deixa um policial civil ferido

O estudante de direito Willy Ronaldson Santos Lemos foi detido na madrugada desta quinta-feira, dia 2, depois de se envolver em uma colisão na Via Expressa. Segundo versão da polícia, o estudante teria invadido a contramão e colidido frontalmente com o carro do policial civil Gerson Herculano Guimarães, que está hospitalizado no Hospital Geral do Estado (HGE).

Em entrevista à rádio Pajuçara FM, o estudante negou que tenha invadido a contramão, mas assumiu ter ingerido bebida alcoólica. Quando indagado sobre a lei que proíbe condutores de ingerir bebida alcoólica e dirigir sob efeito do álcool, apesar de seu conhecimento em leis, o estudante justificou dizendo que tal lei só se aplica aos fins de semana.

O policial civil Gerson Herculano conduzia um Astra prata, enquanto Willy dirigia um Siena azul.

Lei seca

A chamada Lei Seca está em vigor desde dezembro de 2012 e foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito em janeiro de 2013. Em sua última versão, a tolerância de porcentagem de álcool no sangue é praticamente zero. O motorista que apresentar 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, medido pelo bafômetro, deverá pagar multa de R$ 1.915,30, além da apreensão do documento do carro e a habilitação. Em caso de reincidência, o valor da multa sobe para R$ 3.830,60 e o motorista fica suspenso da direção por um ano.

No caso do exame de sangue mostrar resultado igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou o teste do bafômetro registrar 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido, estará caracterizado um crime com pena prevista de seis meses a três anos, além do pagamento de multa, suspensão ou proibição da habilitação para direção.

De acordo com a nova Lei Seca, o testemunho de policiais ou cidadãos e também gravação de vídeos, que mostrem os sinais claros de alteração do comportamento por consumo de álcool, poderão ser usados para comprovar a embriaguez.

A Lei nada trata sobre fins de semana e dias úteis.

Fonte: * Com informações de Seguro Auto

Veja Mais

Deixe um comentário