Telecentro do Programa de Inclusão Digital ganha prêmio nacional

Agência AlagoasTelecentro ganha prêmio

Telecentro ganha prêmio

O Telecentro Comunitário Arnaldo Pereira dos Santos da Associação de Agricultores Alternativos (Aagra), localizado em Igaci e fruto do Programa Alagoano de Inclusão Digital do Governo de Alagoas, ganhou o Prêmio Telecentros Brasil na categoria de sustentabilidade ambiental. O prêmio foi concedido pela Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN).

“Essa premiação vem devido a experiência inovadora e alternativa em torno da educação ambiental, o prêmio significa o reconhecimento de luta de um trabalho em equipe em torno da qualidade de vida dos povos do campo”, ressaltou a coordenadora educacional do Aagra, Cristianlex Soares dos Santos.

O trabalho feito no telecentro é focado em garantir o acesso à prática de inclusão digital e social para crianças, jovens e adultos das comunidades rurais, proporcionando um melhor desenvolvimento socioeconômico e buscando o exercício da cidadania no semiárido alagoano. O curso básico e avançado em linux une os conhecimentos agrários às novas tecnologias, auxiliando os alunos no aprendizado multidisciplinar.

Entre os casos inovadores de sucesso provenientes do telecentro estão o da família que implantou uma horta em sistema agroecológica em sua propriedade e passou a fornecer os itens alimentícios para alimentação escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e dos dois alunos do telecentro que conquistaram um trabalho na secretaria municipal de educação como monitores do Programa Mais Educação, atuando no Macrocampo da Agroecologia.
Em junho deste ano, o telecentro da Aagra entregou diploma a 90 alunos que concluíram os cursos de informática básica e avançada, todos advindos dos sítios e comunidades agrícolas. Entre os alunos estava Geniele, filha de agricultor que reuniu 20 jovens do sítio onde morava para fazer o curso com ela.

“Apesar das aulas serem aos domingos, ninguém do meu sítio desistiu, para nós sempre foi uma alegria poder vir ao telecentro aprender novas coisas, hoje faço faculdade à distância graças ao curso básico e avançado, pois muita coisa eu não conseguia fazer antes e depois já consigo me virar”, comenta Geniele.

O convite para participar do prêmio partiu do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), que sugeriu a participação no prêmio para os 48 telecentros que foram instalados pelo Itec com recursos do Fundo de Erradicação à Pobreza (Fecoep). Estes telecentros fazem parte do projeto Digitalagoas, que por sua vez, faz parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). O Programa tem hoje 60 telecentros em funcionamento em 28 municípios alagoanos e já atendeu mais de 12 mil pessoas.

“É gratificante ver os frutos deste trabalho de inclusão digital o qual vai além do simples acesso ao computador. Ficamos muito felizes com o resultado do prêmio que foi bem merecido, isto também é fruto da dedicação e do incentivo dado por nossa equipe. A Aagra faz um excelente trabalho”, ressalta o coordenador de Inclusão Digital no Itec, Robson Paffer.

A comissão julgadora do prêmio foi composta por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério das Comunicações, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Sebrae Nacional, Grupo Ticket e a Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), que julgaram os telecentros nas categorias; Orientação e Capacitação, Inovação em Sustentabilidade Social, Inovação em Sustentabilidade Ambiental, Inovação em Sustentabilidade Empreendedora, Telecentro Destaque e Personalidade do Ano em Inclusão Digital.

A entrega do prêmio irá acontecer no dia 16 de outubro, das 16h às 18h, no auditório do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário