Associação orienta sobre carreira profissional no Centro

Alagoas24horasSérgio França, 22, busca diversificar suas áreas de atuação

Sérgio França, 22, busca diversificar suas áreas de atuação

A escolha de um trabalho, a entrevista e posterior contratação é uma das fases marcantes na vida de qualquer cidadão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego ficou em 7,1% no primeiro trimestre de 2014, uma porcentagem que ainda assusta os brasileiros fora do mercado de trabalho.

Para amenizar esses problemas e facilitar a entrada de novos profissionais, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) montou, nesta terça-feira (7), na Praça Deodoro, no Centro, uma tenda com ações de orientação sobre as carreiras de trabalho.

Realizado em todo o país, os organizadores esperam atender cerca de 1 mil pessoas que buscam tirar dúvidas quanto ao primeiro emprego ou a buscar por mais qualificações. “A ABRH é uma comunidade de Recursos Humanos em todo o país e que promove hoje essa ação social”, diz Daniele Maciel Brandão, presidente da ABRH.

Na opinião da presidente, o problema de Alagoas é que boa parte das pessoas acabam se acomodando. "Uma constante que observo é que aqui as pessoas se acomodam um pouco mais e deixam de correr atrás”, diz Daniele Maciel.

Entre os serviços ofertados gratuitamente está a orientação de carreira, testes vocacionais, elaboração de currículo, encaminhamento de cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine) e palestras sobre o tema.

Para o estudante de contabilidade Sérgio França, de 22 anos, o serviço é importante para nortear o jovem quanto às exigências do mercado. “O mercado está cada vez mais competitivo e vejo que toda ação social que busque nos ajudar a se encontrar na sua profissão é válida, até porque o mercado aqui é restrito”, diz o jovem.

Mesmo sem ter concluído ainda o curso de contabilidade, Sérgio já conseguiu trabalho em outras áreas como vendedor no shopping. “Procuro sempre me qualificar e ter uma fonte de renda, pois qualquer aprendizado agrega um valor”, destacou.

A ABRH informa que ainda com a proximidade das festividades de fim de ano e do Natal, as empresas começam a contratar a partir deste mês trabalhadores temporários o que pode se traduzir em uma boa chance de entrar no mercado de trabalho.

Veja Mais

Deixe um comentário