Conselho de Veterinária alerta sobre câncer de mama em animais

DivulgaçãoConselho de Veterinária alerta sobre câncer de mama em animais

Conselho de Veterinária alerta sobre câncer de mama em animais

Neste mês, dedicado à conscientização das mulheres para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o CRMV/AL aproveita essa oportunidade para lembrar dos cuidados com nossos pequenos "amigos do peito" que, apesar de nem sempre lembrarmos, também são acometidos por algumas das mais graves doenças que afetam o ser humano, como o câncer das mamas.

Os tumores mamários são muito comuns em cães e gatos. Nos cães, é o segundo mais comum e nas cadelas, o de maior incidência. Acometem, no geral, animais mais velhos (com cerca de 10 anos de idade), de preferência animais que possuem todo o seu aparelho reprodutivo (inteiros) e animais que foram castrados após numerosos cios. Não há uma preferência por raça, todas estão sujeitas a esta neoplasia.

Nos cães, cerca de 50% dos tumores mamários são malignos e desses, ao redor de 90% são carcinomas. Nos gatos, prevalece também o carcinoma, mas em uma taxa muito superior, acima de 80%.

O tratamento do câncer de mama tem que ser imediato, pois a cura depende do estágio em que a doença se encontra. Por isso, o proprietário deve estar sempre atento ao seu cão ou gato e assim que perceber qualquer anormalidade nas mamas – como caroços ou nódulos – deve levar o animal ao médico veterinário.

Fonte: Cássia Oliveira/ Ascom CRMV/AL

Veja Mais

Deixe um comentário