Bombeiros realizam sonho de garoto apaixonado pela profissão

Ascom CBMALAscom CBMAL

O pequeno Júlio César Pedro da Silva, de apenas 6 anos, mora no Conjunto João Sampaio 2, no Benedito Bentes e se diz apaixonado pelo Corpo de Bombeiros. Em apenas dois minutos de conversa dá pra perceber que é verdade. O pequeno afirma que tem “uma frota de carros” dos bombeiros em casa, fala das viaturas utilizando seus nomes técnicos, diz que está sempre atento aos sinais de fogo e fumaça e se ninguém o interromper, não para mais de falar.

Sua mãe, Andreia da Silva, conta que essa paixão surgiu muito cedo. Segundo ela, o garoto sempre demonstrou preferência por tudo que fosse vermelho. Brinquedos tinham que ser de bombeiro, joguinhos tinha que ser de bombeiro. “A pedido dele improvisei um extintor com uma garrafa pet, um pedaço de mangueira e partes de um brinquedo velho”, afirma ela.

À medida que foi crescendo foi se interessando mais por filmes e séries (seu preferido é Brigada 49, filme americano com John Travolta), de onde ele apreendeu algumas informações sobre segurança. “Ontem mesmo, chegamos numa loja e ele disse bem assim: ‘eu tô (sic) observando que nessa sua loja aqui não tem um extintor. Se tocar fogo nessa loja? Você tem que ter a medida de segurança’. Todos ficaram parados olhando para o Júlio”, relatou Andreia orgulhosa. “Ele assiste vídeos de bombeiro e de segurança o dia todo”, concluiu.

Foi o soldado Plácido Augusto Lopes Pereira quem fez o primeiro contato com Júlio. Sua esposa conheceu Andreia pelo Facebook. “Ela contou como ele era fã dos bombeiros, então decidi fazer uma visita fardado e pude ver como ele ficou comovido por isso. Daí surgiu a ideia de trazê-lo para essa visita ao quartel”, explica o militar.

Autorizada pelo comando da unidade, a guarnição do ABT-08, composta pelo sargento Silva Neto, cabo J. Fábio, soldado Vanderlei e pelo próprio Plácido, foi até a casa de Júlio que não sabia o que o esperava.

A SURPRESA

Ao chegar na esquina da rua onde o garoto mora, as sirenes foram ligadas e ele foi o primeiro dentre todas as casas a ir ver o que estava acontecendo. Quando a viatura parou a sua porta, vários vizinhos também apareceram e o ar de preocupação era logo substituído por um sorriso ao perceber que se tratava de uma homenagem ao pequeno bombeiro da comunidade.

No quartel, Júlio conversou com vários militares, conheceu diversos equipamentos, andou pelas dependências do quartel e passeou nas viaturas. A timidez deixou em casa. Interagiu com todos fazendo perguntas e antecipando algumas explicações sobre o uso de alguns equipamentos.

“Quando você encontra uma criança que é tão apaixonada pela nossa profissão e a leva para uma visita no quartel, dá para perceber como isso mexe com ela. Estamos plantando uma semente que tem tudo pra germinar e gerar os melhores dos frutos. O bombeiro é uma referência positiva, ao explorar isso não estamos apenas ajudando a construir um futuro melhor para elas, mas para toda a sociedade”, afirmou Plácido.

“Um sonho realizado, não só do meu filho, mas meu também. Porque, como mãe, também me realizo pelos os sonhos do meu filho. Isso foi um presente de Deus. Eu tenho só a agradecer por tudo isso que vocês fizeram”, agradeceu Andreia.

Ao final, a guarnição do ABT-08 levou Júlio de volta para casa e o presenteou com um conjunto de cama do Corpo de Bombeiros para que ele sempre mantenha aceso o sonho de um dia ser bombeiro. Em seguida a guarnição “batizou” o pequeno Júlio com um banho de mangueira.

Fonte: Ascom CBMAL

Veja Mais

Deixe um comentário