Desde o início da gestão, a prefeita Célia Rocha (PTB) tem dedicado seus trabalhos ao acolhimento e aos cuidados destinados a toda população arapiraquense.
Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) inaugurou há um ano, o Centro Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro Pop, localizado na rua Domingos Correia, na região central do município.
Desde a sua fundação, o Centro já auxiliou diversas pessoas, dando a elas novas perspectivas e oportunidades de dar a volta por cima e poder recomeçar, resultando disso histórias de vida e de reabilitação moral e pessoal,
Com uma equipe disposta a dar o suporte necessário para jovens e adultos, são oferecidas atividades socioeducativas, encaminhamentos para programas sociais, acesso a documentação civil, higiene pessoal, alimentação e oficinas terapêuticas.
Desde a abertura do Centro Pop, são disponibilizados encaminhamentos para atendimentos médicos, odontológicos e comunidades terapêuticas, emissão de documentação civil, cadastro do Programa Bolsa Família, reinserção familiar, inserção produtiva, dentre outras atividades.
Banho, café da manhã, almoço, lanches e kits higiênicos também são serviços oferecidos pelo Centro.
O secretário Daniel Rocha aponta essa ferramenta como um dos grandes motivadores para que mais pessoas possam sair da situação de rua e poder voltar a estudar e a trabalhar.
“O que mais nos chama a atenção é poder ver que essas pessoas buscam novos rumos para serem seguidos, pois as chances acontecem para todos, basta observar o momento certo e nele pegar carona. Estamos em uma constante incrível e continuamos com o pensamento de ajudar a dar uma nova vida a essas pessoas”, declarou Daniel Rocha.
Ele afirmou ainda que a próxima meta a ser batida é a implantação de uma sala de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de cursos profissionalizantes, a exemplo de corte e costura, artesanato e outros que possam gerar renda para o usuário participante.
Resultados
Usuário do Centro Pop desde a sua fundação, Erivânio da Silva Moura, 37 anos, diz ter conseguido resultados surpreendentes em sua vida, através de oportunidades dadas para o seu amadurecimento e crescimento como homem.
“Venho ultrapassando barreiras e, a cada uma delas, tenho amadurecido muito. Hoje, sou um dos facilitadores da Comunidade Terapêutica Nova Vida, a qual exponho a minha experiência de vida aos que lá frequentam. Tenho muito a agradecer a todos que me acolheram”, afirmou Erivânio, que atualmente está fazendo o curso de Conselheiro Terapêutico.
Um outro caso que chama a atenção dos colaboradores do Centro Pop é o do sergipano Alberto Mario da Silva, 36 anos, hoje cozinheiro de um renomado restaurante de Arapiraca, que afirma ter passado por dificuldades antes de conhecer a instituição social, e que se não fosse pelas orientações da equipe, não estaria onde está hoje.
“Fui à Prefeitura atrás de um auxílio para poder voltar à minha cidade em Sergipe, porém, tive a oportunidade de conhecer o Centro Pop e os profissionais que lá atuam. Pode acreditar que fui recompensado pela escolha de poder ficar em Arapiraca e receber o acolhimento de lá. Hoje eu sou muito grato e acho que esses serviços deveriam ser realidade em outras cidades do Brasil”, apontou o cozinheiro, que há três meses está se dedicando ao seu novo emprego.