Renan diz que suspensão dos conselhos populares deverá ser mantida no Senado

Agência SenadoRenan diz que suspensão dos conselhos populares deverá ser mantida no Senado

Renan diz que suspensão dos conselhos populares deverá ser mantida no Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), comentou a decisão da Câmara dos Deputados, que na noite desta terça, 28, derrubou o decreto da presidente da República, Dilma Rousseff, criando os chamados Conselhos Populares. Em votação simbólica, os parlamentares aprovaram um projeto de decreto legislativo apresentado pelo DEM que susta a aplicação do texto editado por Dilma.

Renan avaliou que não há relação entre o resultado das eleições e a aprovação do projeto pelos deputados, derrubando a iniciativa do Palácio do Planalto. O presidente do Senado alertou que o Legislativo já tinha apontado posição nesse sentido antes mesmo do início da campanha eleitoral e sinalizou que o Senado deverá manter a decisão da Câmara. “Esse assunto dificilmente passará. Trata-se de um projeto polêmico que encontra muitas resistências no Parlamento, tanto na Câmara quanto no Senado”, explicou Renan.

O decreto 8243/2014 sofreu críticas desde que foi editado pelo Palácio do Planalto, em maio deste ano. A proposta institui Política Nacional de Participação Social (PNPS) e estabelece a consulta a conselhos populares por órgãos do governo antes de decisões sobre a implementação de políticas públicas.

Dívida dos Estados

Renan reiterou que quer incluir na pauta da semana que vem o projeto de lei que alivia a dívida dos estados com a mudança do indexador das dívidas. “Este é o assunto prioritário no Senado, temos o compromisso do governo com a sanção deste projeto, que entraria na pauta do Congresso logo após as eleições e assim vamos proceder”, afirmou Renan.

Fonte: Assessoria/Senado

Veja Mais

Deixe um comentário