A segunda dose da vacina contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV), voltada para meninas de 11 a 13 anos, acontece de 01 a 30 de setembro. A vacina é disponibilizada nas unidades de saúde de Maceió e interior do Estado. O objetivo é prevenir o câncer do colo do útero, considerado a quarta principal causa de morte por neoplasias. A meta em Alagoas é vacinar 80% do público alvo, o que representa 77.828 do total de 97.285 meninas.
De acordo Denise Castro, gerente do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em Alagoas, Denise Castro, alguns municípios irão fazer ações nas escolas, mas a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porque fica a critério das Secretarias Municipais de Saúde a definição da estratégia para a operacionalização da ação. Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses.
A primeira dose foi aplicada em março e a terceira será administrada cinco anos após a 1ª dose. A gerente do PNI em Alagoas ressalta que a vacinação ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis.
No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar à instituição de ensino o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado. Na primeira dose, dos 102 municípios do Estado, 87 atingiram a cobertura vacinal de 80%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.