Doze pacientes surdos ou com deficiência auditiva recebem nesta terça-feira (02), a partir de 14h, na sede da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), um aparelho auditivo. A doação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a instituição, classificada como Centro Especializado em Reabilitação (CER), destinada a ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de reabilitação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a assistente social da AAPPE, Edjane Vasconcelos, o serviço de recuperação auditiva foi implantado em maio de 2014 na instituição. “É um serviço relativamente novo e essa parceria com o município é muito importante para a recuperação mais rápida desses pacientes”, afirma a assistente social.
Os aparelhos são indicados para aqueles pacientes que apresentam perda auditiva congênita, avaliação realizada após consultas e exames com especialistas. Os primeiros pacientes contemplados receberão, além dos aparelhos, terapia com profissionais para encarar essa nova condição.
“Os pacientes serão acompanhados por fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais nessa fase de adaptação, pois muitos vão voltar a ouvir e outros irão ouvir pela primeira vez, então é um impacto significativo na vida dessas pessoas e elas precisam estar preparadas para lidar com isso”, explica Edjane Vasconcelos.