“Voyager, étudier et découvrir de nouvelles cultures”: viajar, estudar e conhecer novas culturas. É com esse objetivo que, todos os anos, a Aliança Francesa de Maceió realiza o Curso de Imersão. Essas viagens permitem aos estudantes trazerem em sua bagagem, além do aprendizado da língua, a descoberta das belezas culturais e históricas de Paris. Como essa experiência precisava ser registrada de alguma forma, nasceu a ideia da mostra de fotografias.
Este ano, a Aliança Francesa promove a segunda mostra. Intitulada “Été en France – Immersion 2014” ela revela o olhar cuidadoso de um grupo de 11 alunos que, em julho último, saiu de Maceió para passar 21 dias estudando em Paris. “O horário da manhã era reservado à sala de aula. Lá, o grupo teve a oportunidade de aprender a falar com mais fluência a língua. Já a tarde e a noite foram destinadas aos passeios turísticos. A turma teve a chance de não somente visitar os museus, monumentos e praças, mas, também, de conhecer a história de cada lugar”, explicou Anna Constant, vice-diretora da Aliança Francesa.
De acordo com ela, que foi também a coordenadora do grupo e esteve em Paris com os alunos, o Curso de Imersão tem somado resultados positivos, exatamente por ter focos múltiplos. “Além de aperfeiçoar o francês, o estudante vivencia e interage. tanto viaja com a meta de aprender a falar melhor o francês, quanto tem a oportunidade de viajar e descobrir como vivem os habitantes de um outro país”, acrescentou ela.
Compartilhar experiências
E se o aprendizado tem valido a pena, a direção da Af decidiu compartilhar as experiências trazidas pelos alunos. “O resultado da primeira mostra deu tão certo que serviu de incentivo para outros estudantes viajarem no ano seguinte. A experiência é enriquecedora e temos certeza de que a exposição consegue transmitir esse recado”, destacou Anna Constant.
A Aliança Francesa
A instituição “Aliança Francesa” foi criada em 21 de julho de 1883, em Paris. Nesses 131 anos de existência, expandiu-se pelo mundo. Em Maceió, a Af foi fundada em 12 de abril de 1952, sendo uma das instituições culturais mais tradicionais de Alagoas. São 62 anos ininterruptos participando ativamente do cenário intelectual alagoano, sendo responsável pela difusão da língua e da cultura francesa em áreas como a literatura, teatro, moda, pintura, filosofia, música, gastronomia, educação, arquitetura e ciências sociais.
Entidade sem fins lucrativos, a AF de Maceió é uma associação composta por voluntários da sociedade civil organizada e gerida por um Comitê Diretor não remunerado. Em razão dos serviços prestados à população, foi reconhecida entidade de utilidade pública pelo Estado de Alagoas e pelo Município de Maceió. Entre suas finalidades sociais estão a promoção de intercâmbios culturais entre a França e o Brasil, o fortalecimento das relações diplomáticas a partir da língua francesa e a defesa da diversidade cultural e de princípios universais como a dignidade e o respeito aos direitos humanos.
Serviço:
II Exposição de fotos “Été en France – Immersion 2014”
Data: 03.09.14 a 30.09.14 (Segunda a sexta)