Para garantir segurança e apoio às escolas e à população que irão participar do desfile cívico-militar de 7 de setembro, no próximo domingo (7), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai interditar ruas no entorno da Avenida Rio Branco, via principal do desfile, a partir das 7h30 da manhã com a liberação das vias ao final do evento.
A medida, ainda, visa disciplinar e monitorar o trânsito em toda a região central de Arapiraca para que todos possam prestigiar com tranqüilidade o tradicional desfile estudantil e militar pelos 192 de Independência do Brasil, com apoio da Prefeitura de Arapiraca, que este ano a cidade completará 90 anos de emancipação e contará com a presença da prefeita Célia Rocha (PTB), do vice-prefeito, Yale Fernandes (PMDB), além de outras autoridades municipais e militares.
Segundo o superintendente de Transportes e Trânsito de Arapiraca, Ricardo Teófilo, os nove pontos que serão interditados farão um cordão de isolamento incluindo 11 ruas em nove pontos da cidade.
“Orientamos os condutores que não ultrapassem os locais interditados pela SMTT, no entanto estaremos com agentes distribuídos nos pontos determinados para orientar os condutores e os pedestres também”, frisou Ricardo Teófilo.
Sobre a Avenida Rio Branco que teve o sentido do tráfego invertido com a implantação do Binário Central, Ricardo Teófilo avisa que o desfile terá a mesma formação e direção dos anos anteriores.
“Apesar de a avenida estar com o trânsito invertido, o desfile se dará das Cacimbas até a Praça Marques da Silva, seguindo pela Rua Estudante José de Oliveira Leite sem nenhum tipo de problema porque as via secundárias estarão isoladas”, informou o superintendente da SMTT.
O desfile será organizado pela Secretaria Municipal de Educação sob a coordenação da secretária Ana Valéria, além da participação de toda a equipe educacional e a parceria de outras secretarias municipais e instituições militares.
Organização e pontos de interdição
Os agentes de trânsito da SMTT vão organizar o fluxo de veículos, inclusive na concentração do desfile, no Largo Amphilóphilo de Souza Guerra e, ainda, nas ruas São Miguel, José Lopes da Silva e Teodorico Costa.
Os pontos de interdição são nas ruas Maurício Pereira, no cruzamento da linha férrea; José Lopes da Silva, do Sol com Teodorico Costa, 30 de Outubro, Lúcio Roberto, Esperidião Rodrigues com 15 de Novembro, Domingos Correia com Boa Vista, Boa Vista com São Francisco e Rua Esperidião Rodrigues com a Rua Nossa Senhora Aparecida.
Todos os pontos de interdição vão estar sinalizados com cavaletes e agentes de trânsito que também vão estar de motos e de carros (VTRs), conforme mostra o mapa (croqui) elaborado pelo Departamento de Fiscalização da SMTT.
Veja, abaixo, os pontos de bloqueio no Centro de Arapiraca:
Rua Maurício Pereira
Rua José Lopes da Silva
Rua do Sol com Rua Teodorico Costa
Rua 30 de Outubro
Rua Lúcio Roberto
Rua Esperidião Rodrigues com Rua 15 de Novembro
Rua Domingos Correia com Rua Boa Vista
Rua Boa Vista com Rua São Francisco
Rua Esperidião Rodrigues com Rua Nossa Senhora Aparecida.