Líder do Grupo B do Campeonato Mundial masculino de vôlei, o Brasil terá como próximo adversário a Finlândia, que ocupa a segunda colocação da mesma chave. A seleção comandada pelo técnico Bernardinho soma 6 pontos em duas vitórias por 3 sets a 0, enquanto os finlandeses têm um ponto a menos por ter vencido um de seus dois jogos apenas no tie break. Os únicos invictos entre os seis integrantes do grupo se enfrentam nesta sexta-feira (05.09), às 15h25 (Horário de Brasília), na Spodek Arena, em Katowice, na Polônia. O confronto terá transmissão do SporTV.
Maior pontuador do Brasil nos dois primeiros jogos, com 13 pontos contra a Alemanha e 12, contra a Tunísia, o ponteiro Lucarelli se preocupa com o próximo adversário. O estreante em mundiais sabe que enfrentará jogadores com experiência.
"O time da Finlândia é muito bom. Em 2012, jogamos contra eles e sabemos que tem um grupo com jogadores bem rodados, experientes, e, com certeza, vai ser uma partida complicada. São atletas que acumulam muito conhecimento em competições internacionais e vamos precisar estudar bastante o time deles para chegar bem na sexta-feira", comentou Lucarelli.
O Brasil é o atual tricampeão mundial após as conquista sem 2002, na Argentina; 2006, no Japão; e 2010, na Itália. Ainda nesta primeira fase, a equipe verde e amarela terá Coreia do Sul e Cuba pela frente. Caso termine na primeira colocação do Grupo B, a seleção brasileira segue em Katowice para a fase seguinte. O objetivo do grupo é assegurar o quarto título mundial, fato inédito no vôlei.
Bruninho leva susto
A tentativa de salvar uma bola no terceiro set do jogo contra a Tunísia levou a um choque com os pés do ponteiro Maurício Borges e uma forte dor no dedo indicador da mão direita do levantador Bruninho. Logo após a partida, o jogador foi ao hospital acompanhado pelo médico da seleção brasileira, Álvaro Chamecki, e o raio-x constatou que não houve fratura.
Aliviado com o resultado, Bruninho ainda não está totalmente confortável com a situação. "Hoje, acordei com dor, o que é natural, já que a pancada aconteceu ontem à noite. Ainda não temos uma definição sobre o jogo de amanhã. Vamos fazer uma nova avaliação a cada dia para saber como vai evoluir esse quadro", explicou Bruninho.
Caso seja necessário, o levantador Raphael está pronto para defender a seleção brasileira. "O Bruno é um jogador que vai fazer muita falta, em vários aspectos, se não puder jogar. Ele soma muito para todos nós, mas uma das grandes forças do Brasil é a qualidade do grupo. Os 14 estão preparados e sabem da responsabilidade que têm de representar bem o país. Espero que o Bruno esteja apto a jogar o mais rápido possível", disse Raphael.
TABELA – Primeira fase:
01.09 – Brasil 3 x 0 Alemanha (25/21, 25/19 e 25/17)
03.09 – Brasil 3 x 0 Tunísia (25/18, 25/10 e 25/17)
05.09 – 15h15 – Brasil x Finlândia
06.09 – 15h15 – Brasil x Coréia do Sul
07.09 – 15h15 – Brasil x Cuba