Na primeira disputa entre os dois pilotos da Mercedes após o polêmico toque na Bélgica, há duas semanas, que reacendeu a rivalidade entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na disputa pelo título da F-1 este ano, o inglês deu a resposta na pista e conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Itália, em Monza, neste domingo, às 9h (horário de Brasília), com transmissão da Rede Globo.
Na etapa anterior, na Bélgica, Hamilton teve o pneu traseiro esquerdo do seu carro furado pela asa dianteira de Rosberg em uma batida logo no início da prova. Não marcou pontos e ainda viu o colega de escuderia chegar em segundo e abrir 29 pontos na liderança do campeonato. Depois de acusar o alemão de ter batido de propósito, Hamilton trocou as queixas pela ação: na sessão decisiva do treino classificatório deste sábado, tirou de Rosberg o melhor tempo a poucos segundos do fim, com a marca de 1min24s109, contra 1min24s383 do alemão. O campeão mundial de 2008 largará na pole pela quinta vez em 2014 – Rosberg tem sete este ano -, e a 36ª na carreira, encerrando um jejum de sete provas, que durava desde o GP da Espanha, em maio. Em uma das pistas mais velozes da F-1, e a mais tradicional da categoria, a corrida promete mais um duelo entre os dois candidatos ao título.
– Foi um alívio ter tido uma sessão de classificação livre de problemas, a primeira em muito tempo – comemorou Hamilton, tentando mostrar que o desentendimento da Bélgica ficou para trás. – Estamos liberados para correr e espero que a gente consiga um bom resultado para a equipe, quem sabe uma dobradinha.
Rosberg não pareceu incomodado com a perda da pole para o colega de equipe e rival no Mundial.
– Hoje (sábado), Lewis foi mais rápido, mas largar em segundo também é uma boa posição aqui em Monza para buscar a vitoria – afirmou Rosberg.
Com seus dois pilotos na segunda fila, a Williams confirmou ser a segunda força da temporada. Só que, mais uma vez, o finlandês Valtteri Bottas largará à frente do brasileiro Felipe Massa, o quarto colocado no grid. A surpresa no treino foi a presença dos dois carros da McLaren na terceira fila, com Kevin Magnussen em quinto e Jenson Button na sexta colocação.
Correndo em casa, a Ferrari decepcionou os torcedores. Fernando Alonso largará em sétimo, e Kimi Raikkonen sequer chegou à última parte do treino – vai sair em 12º lugar. Sem conquistar o título de pilotos desde 2007, com Raikkonen, e novamente fora da disputa este ano, a equipe italiana vive um fim de semana agitado, com boatos de que o presidente Luca di Montezemolo deixaria o cargo. Mas o dirigente deu uma entrevista neste sábado para dizer que permanecerá à frente da equipe até o fim do seu contrato, renovado recentemente por mais três temporadas.
– É uma confusão excessiva. Se houvesse algum tipo de notícia, o primeiro a dizer seria eu, pessoalmente – afirmou Montezemolo, segundo o jornal italiano ‘Corriere dello Sport’.
Confira o grid de largada para o GP de Monza:
1 – Lewis Hamilton (ING), Mercedes – 1min24s109
2 – Nico Rosberg (ALE), Mercedes
3 – Valtteri Bottas (FIN), Williams
4 – FELIPE MASSA (BRA), Williams
5 – Kevin Magnussen (FIN), McLaren
6 – Jenson Button (ING), McLaren
7 – Fernando Alonso (ESP), Ferrari
8 – Sebastian Vettel (ALE), RBR
9 – Daniel Ricciardo (AUS), RBR
10 – Sergio Perez (MEX), Force India
11 – Daniil Kvyat (RUS), Toro Rosso
12 – Kim Raikkonen (FIN), Ferrari
13 – Jean-Éric Vergne (FRA), Toro Rosso
14 – Nico Hulkenberg (ALE), Force India
15 – Adrian Sutil (ALE), Sauber
16 – Esteban Gutierrez (MEX), Sauber
17 – Pastor Maldonado (VEN), Lotus
18 – Romains Grosjean (FRA), Lotus
19 – Kamui Kobayashi (JAP), Caterham
20 – Jules Bianchi (FRA), Marussia
21 – Max Chilton (ING), Marussia
22 – Marcus Ericsson (FIN), Caterham