Firme e concentrado, o judoca João Carlos Rodrigues Avelino (o Farofa), aluno-atleta da Escola Municipal Professor Ivan Fernandes Lima, da cidade de Piranhas, na tarde deste sábado (6) venceu suas três primeiras lutas, perdeu apenas na semifinal e, na disputa do terceiro lugar do torneio do judô, na categoria super ligeiro, conquistou a quarta vitória ficando com a medalha de bronze dos Jogos Escolares da Juventude 2014, etapa de 12 a 14 anos.
O feito desse judoca sertanejo retrata muito bem mais uma dessas histórias de bravos e talentosos nordestinos, que vencem as dificuldades impostas pelas difíceis condições de vida e se tornam campeões no que fazem. “É muito bom a gente chegar aqui e conseguir uma medalha dessas. Para mim tem valor de ouro, porque é muito difícil competir com judocas do país todo, então, só sobe nesse pódio os melhores, e graças à Deus, ao apoio da minha mãe e do meu professor, subi lá ao lado dos melhores do Brasil”, declarou o ‘Farofa’.
O professor e técnico, Marcelo Santos, destacou a importância do projeto Associação Esporte Sem Fronteira – Núcleo Piranhas, para o incentivo e apoio aos jovens talentos. Esse projeto é uma iniciativa de uma ONG francesa, presidida no Brasil pelo atleta e medalhista olímpico, integrante da seleção brasileira de judô, Luciano Corrêa. “Isso mostra que quando apoiado os nossos atletas podem conquistar seus espaços no mundo do esporte”, disse Marcelo, informando que esse projeto e feito em parceria com a Prefeitura de Piranhas.
A fase dos jogos individuais se encerram neste domingo (7) com as competições do atletismo,badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez.
A partir dessa segunda-feita (8) até o dia 14 acontecem as disputas coletivas do basquete, futsal, handebol e vôlei.
Apenas no torneio do xadrez ainda pode conquistar mais medalhas para Alagoas, com os enxadristas Alexsandro Barros, do Colégio Bom Conselho, de Arapiraca, que já venceu três rodadas e perdeu uma; mais ainda tem chances de disputar a final. E Emily Gabriele, da Escola Estadual Osória de Moura Lima, de Rio Largo, que venceu duas, empatou uma e perdeu outra, mas ainda pode brigar pelo bronze.
Os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) são realizados pelo Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Os Jogos Escolares da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina.