Os serviços realizados pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) ocorrem initerruptamente 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Um serviço público prestado à totalidade da população, em uma cidade que ultrapassou a marca de um milhão de habitantes.
Pessoas que geram lixo diariamente sabem das responsabilidades comuns a todos, mas, na prática, têm dificuldade de avançar no modo com lidam com o descarte de resíduos. Um agravante no coração da questão: a consciência ambiental e sanitária. Afinal, a limpeza é amiga da saúde e da higiene.
O manejo de resíduos em uma cidade com o perfil da capital alagoana envolve situações e processos complexos. No quesito manutenção, por exemplo, a logística exige uma atuação constante, uma vez que as atribuições da Superintendência contemplam diversos tipos de serviços: da coleta domiciliar à varrição das ruas e do recolhimento de entulho descartado inadequadamente à poda de árvores em praças, canteiros e áreas verdes, além da limpeza de canais, córregos e riachos.
Considerado um dos mais belos cartões-postais do Brasil, a orla urbana de Maceió é um dos principais atrativos do turismo, expressivo vetor da economia local, atividade que gera renda e empregos para os maceioenses. A Prefeitura de Maceió sabe disso e procurar cuidar cada vez melhor da cidade.
Por meio da Slum, a gestão do prefeito Rui Palmeira busca atender as demandas de todos os bairros da capital, sem distinção, e determinada a manter o mesmo padrão de limpeza em todos os pontos. Contudo, fruto da demanda turística e do próprio lazer para os maceioenses, o efetivo de limpeza a atuar no trecho entre as praias da Avenida e de Cruz das Almas operam serviços 24 horas por dia.
Os trabalhos de limpeza são os mais diversos: varrição manual e mecanizada de vias e calçadão, coleta de resíduos em papeleiras, contêineres e faixa de areia, poda de coqueiros e manutenção de canteiros e jardins. Durante os períodos da manhã e da tarde, há uma média de 60 agentes e motoristas atuando nesta parte da cidade.
Os trabalhos são intensificados em horários diferentes a partir do tipo de serviço executado. Por exemplo, a coleta mecanizada de resíduos na faixa de areia ocorre diariamente nos trechos mais movimentados – como na Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca – no horário entre 21h às 07h. No resto da manhã e no turno da tarde, ela acontece nos trechos de praia menos movimentados.
No fim do ano passado, a instalação de lixeiras na faixa de areia e de 70 papeleiras no calçadão e ciclovia entre a Pajuçara e a Cruz das Almas ampliou os pontos para o descarte correto de resíduos. A coleta do material depositado (incluindo aqueles colocados nos contêineres) ocorre diariamente, das 05h às 21h, e a poda de coqueiros com veículo especial também é realizada de segunda a sexta, das 05h às 13h. A Prefeitura de Maceió faz a parte dela para que todos tenham orgulho da cidade em que vivem. Agora, só falta você colocar em prática a boa educação recebida e contribuir para Maceió ficar cada vez mais limpa.