Em manifesto pelo Dia da Indepência, a candidata à Presidência da Republica Marina Silva (PSB) criticou o PT e o PSDB e afirmou que os dois partidos estão unidos contra a candidatura dela.
Segundo o documento, as duas siglas não se conformam em ver sua bem treinada e confortável polarização quebrada pela primeira vez em décadas".
"Tanto representamos a mudança que a sociedade brasileira está assistindo um degradante espetáculo político inédito: PT e PSDB irmanados na determinação de nos destruir, não importam os meios. Desde o falso respeito e admiração no início da campanha até os ataques caluniosos diretamente proferidos pela nossa adversária do PT [a presidente e candidata petista a reeleição Dilma Rousseff] em sua propaganda na TV e a impressionante mobilização de exército de propagadores de calúnias, mentiras e distorções nas redes sociais”, diz o manifesto.
Marina está poucos pontos atrás da líder Dilma na corrida eleitoral, de acordo com as pesquisas dos dois principais institutos, divulgados na última semana. Segundo Datafolha, Marina tem 34% das intenções de voto e a petista, 35%. O mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 14%.
O Ibope aponta que Dilma tem 37% e a ex-senadora tem 33%. Aécio aparece com 15%. Em ambos levantamentos, Marina derrotaria a petista em um eventual segundo turno.