O trabalho de geração de mídias das urnas eletrônicas foi iniciado na manhã desta segunda-feira (8) no Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro, localizado na Avenida Fernandes Lima, no Farol. Cerca de seis técnicos inserem quase seis mil cartões de candidatos para que estejam disponíveis no dia 5 de outubro, dia da eleição.
“Hoje nós estamos iniciando a geração da mídia que é justamente onde vão constar todos os dados dos candidatos na urna eletrônica. O primeiro passo é gerar a informação para que cada zona eleitoral receba a quantidade de mídia disponível”, explica o desembargador eleitoral Alexandre Lenini.
Segundo Lenini, o primeiro passo deve terminar ainda nessa sexta-feira (12), quando terá início a inserção nessas mídias dos dados de cada candidato. Para acompanhar o procedimento, partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público Eleitoral (MPE) foram convocados, mas nenhum destes se fez presente na manhã de hoje.
A justificativa, de acordo com Lenini, é que o procedimento de manutenção das urnas eletrônicas é feito com bastante seriedade, por isso não gera dúvidas quanto a possibilidade de falhas do equipamento. “Nós já vimos vários processos eleitorais no Brasil com o uso da urna eletrônica. Naturalmente que uma divergência aqui ou acolá exista, mas não tenham dúvida que o sistema está sólido. Tanto que nenhum dos órgãos convocados se fez presente, só a imprensa, e isso comprova que o sistema está apto a transportar a vontade do eleitor para determinado candidato”, destaca o desembargador.
O desembargador é presidente da Comissão Apuradora de Votos das Eleições Gerais deste ano e deve acompanhar o resultado das atividades em Alagoas. O estado conta com 6.362 seções eleitorais.