O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) favorável ao município de Maceió foi comemorado pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB) na manhã desta segunda-feira (8). O rendimento dos alunos da capital alagoana subiu de 0,3.
O resultado foi divulgado na última sexta-feira (5) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O órgão avaliou 94 escolas do Ensino Fundamental I, de 1º ao 5º ano, sendo 46 mil alunos em 2013. A meta da prefeitura é que em 2015 esse índice chega à casa dos 5,0.
“Estou feliz com esse crescimento do IDEB, pois Maceió há cinco anos vinha caindo, o que mostra como a cidade tratava com descaso a sua educação. Conseguimos em um ano em meio de investimento e capacitação com parcerias fazer com que ele parasse de cair e crescesse”, avalia Palmeira.
Uma das parcerias citadas pelo prefeito é o Programa das Nações Unidos para o Desenvolvimento (PNUD), além da Fundação Volkswagen e a Fundação C&A que trabalham os alunos com exercícios lúdicos, além de ocupar o tempo em que o mesmo permanece fora da sala de aula. “Isto é muito importante, estamos longe do ideal, mas mostra que estamos no caminho certo e nos motiva ainda mais para fazer os investimentos que a educação do município precisa”, destaca Palmeira.
Na última avaliação realizada em 2011, apenas 20 escolas alcançaram o índice proposto, desta vez, 38 atingiram a meta do MEC. “São várias ações que buscam estimular alunos e professores. Dobramos o valor investido na merenda escolar, há ainda as reformas escolares iniciadas em cinco que tiveram as piores taxas, sendo que outras 11 estão sendo licitadas até o final do ano”, complementa Palmeira.
Até o final do ano a previsão é que 48 escolas estejam totalmente restauradas.