O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta segunda-feira que quer implantar um sistema de desafio semelhante ao usado nos jogos da NBA e NFL, com o auxílio da televisão para acabar com as dúvidas durante as partidas.
De acordo com o suíço, os técnicos ganharão permissão para desafiar as decisões de árbitros e banderinhas durante as partidas. Caso seja necessário, o lance será revisto em um monitor de TV, que pode corroborar ou alterar a decisão do juiz.
Caso seja aprovado pela entidade máxima do futebol, o sistema já pode ser testado na Copa do Mundo sub-20 da Nova Zelândia, do ano que vem. Campeonatos que queiram testar o produto também terão apoio da Fifa.
"Quero que treinadores tenham o direito de pedir o desafio uma ou duas vezes em cada metade, mas somente quando a partida estiver parada", disse Blatter, durante participação na conferência Soccerex, em Manchester, Inglaterra.
"Aí, entra em ação um monitor, no qual árbitro e treinador observarão o lance novamente, o que pode fazer o árbitro mudar de ideia, como ocorre no tênis e no vôlei", completou o presidente.
Outros esportes que usam a televisão para tirar dúvidas da arbitragem são o vôlei, o rúgbi e o beisebol.