MST realiza Festival de Cultura durante Feira da Reforma Agrária

MST realiza Festival de Cultura Popular

MST realiza Festival de Cultura Popular

Ascom/MSTMST realiza Festival de Cultura Popular

MST realiza Festival de Cultura Popular

Nem só do comércio de produtos alimentícios se faz uma feira camponesa. A 15ª Feira da Reforma Agrária, que acontece entre 10 e 13 de setembro na Praça da Faculdade (bairro do prado em Maceió), celebra o encontro das culturas do campo e da cidade num Festival de Cultura Popular. Todas as noites, a partir das 17h, uma diversidade de atrações culturais locais e regionais se apresentam gratuitamente ao público.
Durante as noites de cultura, as atrações vão desde folguedos populares alagoanos e participação de bandas e cantores de renome na cultura alagoana, até o lançamento de dois filmes durante as exibições do Cineclube Cinema Na Terra. No dia 11/09, às 18h, será o lançamento em Alagoas do filme de Silvio Tendler, o Veneno está na mesa 2. No dia seguinte, 12/09 no mesmo horário, o MST Alagoas lança sua nova produção audiovisual sobre a luta pela Reforma Agrária Popular.
Atrações de destaque na cena cultural regional estarão presentes no Festival, a exemplo do cantor ganhador de festivais Júlio Uçá, da banda popular de Piaçabuçu Caçuá e do mestre sanfoneiro Afrísio Acácio, vindo do agreste do estado especialmente para a noite cultural da feira. O Festival conta com apresentações de forró todas as noites e atrações especiais vindas de Sergipe.
Este ano, uma novidade marca o Festival: a participação em destaque da cultura Sem Terra, organizada pelo Setor de Cultura do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Além de forrozeiros e cantores dos acampamentos e assentamentos do interior do estado, o público poderá conferir a apresentação de dois aboiadores, que trarão essa marca da cultura sertaneja para a capital Maceió.
O Festival de Cultura Popular da 15ªFeira da Reforma Agrária é uma iniciativa do MST para integração entre campo e cidade, nesse momento de celebração da fartura da produção de roças em acampamentos e assentamentos de toda Alagoas. Ainda fazem parte do Festival o reggae da banda Nação Palmares, o trio de forró Nó Cego, coco de Roda Ganga Zumba das Alagoas, os Seresteiros de São Vicente, Negão dos 8 Baixos e outras performances.
A 15ª Feira da Reforma Agrária é uma realização do MST, trazendo centenas de assentados e acampados de áreas de Reforma Agrária organizadas pelo Movimento em toda Alagoas. “A importância da Feira se coloca no contato direto entre feirante e famílias consumidoras, que podem comprar a produção saudável das roças de todo estado a preços justos, eliminando a figura do atravessador e celebrando as vitórias da luta pela Reforma Agrária”, explica José Roberto, da Direção nacional do MST.

Confira Programação Completa:
Quarta (10/09)

– Escola de Samba Unidos do Poço
– Cerimonia de Abertura
– Bento forrozeiro – Cultura Sem Terra;
– Seresteiros de São Vicente
– Negão dos 8 baixos

Quinta

– Edna e Hélio – Cultura Sem Terra
– Boi Bumbá – Folguedos da Zona Sul
– Lançamento do filme O Veneno Está na Mesa 2, de Silvio Tendler
– Reggae Nação Palmares
– Julio Uçá

Sexta

– Teatro Canudos em Movimento (SE)
– Lançamento do filme “O MST e a luta pela Reforma Agrária Popular”
– São João na Roça (SE)
– Afrísio Acácio (Arapiraca)
– Décio Nunes e banda (SE)

Sábado

– Sivaldo (aboios sertanejos) – Cultura Sem Terra
– Coco de roda Ganga Zumba das Alagoas
– Grupo Caçuá
– Trio de Forró Nó Cego

Outras informações:
82 9916 8547
Rafael Soriano
Assessoria
MST-AL

Veja Mais

Deixe um comentário