Em uma noite de segunda-feira chuvosa, o Botafogo-PB entrou em campo no Almeidão, pela décima quarta rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro para enfrentar o Paysandu. Jogando mal, o Belo foi derrotado por 1 a 0, o gol do Papão foi marcado por Bruno Veiga, de bicicleta, ainda no primeiro tempo.
Com vários desfalques e o campo pesado, devido as chuvas que caem incessantemente em João Pessoa desde o último sábado, o treinador Marcelo Vilar decidiu colocar uma equipe bastante modificada em campo. Sem Alex Cazumba, Pio e Frontini, ele resolveu sacar ainda o atacante Rafael Aidar e colocou em seus lugares Badé, Hércules, Lúcio Curió e Luiz Paulo, respectivamente.
A equipe não conseguia se encontrar em campo por causa da falta de entrosamento. Jogando bastante fechado, o Paysandu neutralizava os ataques do Belo, e tentava achar um espaço para atacar sem correr riscos.
Aos 9 minutos veio a primeira boa chance do Belo. Após bate-rebate na área, o goleiro Paulo Rafael subiu para pegar a bola no alto, mas deixou ela escapar, e Lúcio Curió quase marca, mas a defesa mandou para escanteio.
Mas quem abriu o placar foi a equipe visitante. Após cruzamento de Yago Pikachu, a defesa botafoguense dormiu e deixou Bruno Veiga livre, e ele fez fez, de bicicleta, o gol que abriu o placar para a equipe do Paysandu.
O Botafogo-PB teve a chance do empate aos 28 minutos. Badé cobrou falta da esquerda e Walter foi no terceiro andar para cabecear, mas o arqueiro paraense fez grande defesa. Na sequência, após cruzamento da direita, Lenílson recebeu de costas na pequena área, virou e chutou, mas a defesa desviou a bola para escanteio.
No fim do primeiro tempo, o Belo ainda tentou o empate com Badé, que mandou um chute do meio de campo. Com o campo molhado, a bola deslizou e quase enganou o goleiro Paulo Rafael, que espalmou para frente.
Segundo tempo
O treinador Marcelo Vilar mexeu no intervalo para colocar o Botafogo-PB no ataque, e tirou o volante Hércules para colocar o meia Doda. E no começo da segunda etapa, o time se mostrava mais organizado, mas não conseguia chegar com perigo ao gol adversário.
A primeira boa oportunidade do Belo veio aos 10 minutos, após uma troca de passes entre Lenílson, Doda, Chapinha e Ferreira. O lateral direito recebeu na intermediária, ajeitou e chutou com perigo, mas a bola passou a esquerda da meta do time do Pará.
O Papão respondeu aos 12, com Bruno Veiga, que recebeu pela esquerda, cortou Magno Alves e chutou, mas Genivaldo fez a defesa em dois tempos.
Melhor em campo no segundo tempo, o Belo trocava passes até encontrar o melhor momento de atacar. Aos 19 minutos, Soares cruzou da esquerda, e Lenílson apareceu no primeiro pau, desviando de perna esquerda, mas a bola passou tirando tinta da trave direita do goleiro do Paysandu.
Aos 31 minutos, o Paysandu teve a chance de matar a partida. Após cruzamento da direita, a bola sobrou para Bruno Veiga, livre na pequena área, mas quando o atacante chutou, Genivaldo chegou com tudo e impediu o segundo gol. No rebote, Izaias mandou a bola pela lateral.
Com o time paraense fazendo muita cera, o Botafogo-PB não conseguia emplacar seu ritmo de jogo, e tinha dificuldades para criar chances. O cansaço por causa do estado do gramado ficou visível depois dos 35 minutos, e apenas em bolas paradas o Belo tentava o empate, mas não conseguiu.
Quem teve a última oportunidade de marcar foi o Paysandu, aos 47 minutos, quando Yago Pikachu avançou livre pela direita, mas Genivaldo mandou para escanteio.
O Botafogo-PB permanece com 21 pontos na terceira colocação do Grupo A da Série C, apenas dois a frente do Cuiabá, primeiro fora do G4, e próximo adversário do Belo, no domingo (14), na Arena Pantanal.